quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Notícias falsas - Como identificar

No âmbito da comemoração da semana da Internet mais Segura a Biblioteca Escolar associou-se ao Grupo de Professores de Informática do Agrupamento e todos os dias desta semana irá publicar um conteúdo alusivo ao tema.

Hoje iremos abordar o tema das Notícias Falsas.

O IPDJ divulga e disponibiliza, no âmbito desta campanha, mais um recurso produzido no âmbito da Campanha NO FAKE: o vídeo, criado por um grupo de jovens, que junta música, letra e dança sobre a questão das notícias falsas, que pode ser consultado clicando em seguida:


Esta campanha foi lançada pelo Grupo Ibérico-insular da ERYICA (Agência Europeia de Informação e Aconselhamento para a Juventude), IPDJ Portugal, Andorra, Agència Catalana de Joventut, Institut Valencià de Joventut (IVAJ), Direcção-Geral da Juventude e Cooperação para o Desenvolvimento da Cantábria, Direcção-Geral da Juventude de Madrid e liderada pelo Institut Balear de la Joventut (IBJOVE) das Ilhas Baleares. 

As notícias falsas, também conhecidas como desinformação, são um problema crescente no mundo digital. Podem ser utilizadas para manipular a opinião pública, espalhar o medo e o ódio, ou simplesmente para ganhar cliques.

Para identificar notícias falsas, é importante estar atento a alguns cuidados:

  • Verifique a fonte da notícia. Notícias falsas são frequentemente publicadas em sites ou páginas de redes sociais que não são confiáveis. Se a fonte da notícia não é conhecida ou não tem um bom histórico de credibilidade, é melhor desconfiar.
  • Leia o conteúdo da notícia com atenção. Notícias falsas muitas vezes contêm erros factuais ou informações que são exageradas ou sensacionalistas. Se encontrar algo que não parece certo, é melhor pesquisar o assunto noutras fontes.
  • Considere o contexto da notícia. Notícias falsas muitas vezes são criadas para manipular a opinião pública ou para promover uma agenda específica. Se a notícia parece ser muito favorável ou desfavorável a um determinado grupo ou indivíduo, é melhor investigar mais a fundo.
  • Use o seu senso crítico. Se uma notícia parece ser muito boa para ser verdade, provavelmente é. Use o senso crítico para avaliar a veracidade da informação.

Aqui estão alguns sinais que podem indicar que uma notícia é falsa:

  • A notícia é muito sensacionalista ou exagerada.
  • A notícia é muito favorável ou desfavorável a um determinado grupo ou indivíduo.
  • A notícia é publicada num site ou página de redes sociais que não é confiável.
  • A notícia contém erros factuais ou informações que não são verificáveis.

Se encontrar uma notícia que parece ser falsa, é importante não compartilhar. Ao compartilhar notícias falsas, pode estar a ajudar a espalhar desinformação.

Aqui estão algumas dicas para se proteger das notícias falsas:

  • Seja cético em relação a tudo o que lê ou vê online.
  • Só compartilhe notícias de fontes que conhece e confia.
  • Seja ponderado a avaliar a veracidade da informação.

Ao seguir esses cuidados, pode ajudar a combater a desinformação e proteger-se de notícias falsas.