sexta-feira, 26 de junho de 2026

Uso mais equilibrado e seguro da tecnologia durante as férias escolares

A biblioteca escolar partilha com toda a comunidade educativa um novo recurso dedicado às famílias, com sugestões práticas para um uso mais equilibrado e seguro da tecnologia durante as férias escolares. Num período marcado pelo descanso, pelo convívio e por novas experiências, este cartaz vem lembrar que a presença digital também pode ser vivida de forma saudável e consciente, especialmente quando há acompanhamento por parte dos adultos.

As férias representam uma excelente oportunidade para fortalecer laços familiares e criar rotinas mais flexíveis, mas isso não significa descurar o uso dos dispositivos digitais. Pelo contrário, este é um momento privilegiado para ajudar as crianças a desenvolver bons hábitos. O cartaz destaca a importância do descanso adequado, alertando para o impacto do uso de ecrãs no sono e recomendando que estes sejam evitados antes de dormir.

Outro aspeto essencial prende-se com a definição de regras claras. Estabelecer acordos simples em família sobre o tempo de utilização dos dispositivos ajuda a criar um ambiente mais equilibrado, onde há espaço para brincar, aprender e estar em conjunto. Nesse sentido, reforça-se a ideia de que o tempo de ecrã deve ser moderado e de qualidade, privilegiando sempre outras atividades como o jogo ao ar livre, a leitura ou os momentos em família.


 

A presença ativa dos adultos é também uma das mensagens centrais. Acompanhar o que as crianças fazem online, conversar sobre as suas experiências digitais e mostrar interesse pelos conteúdos que exploram são atitudes fundamentais para garantir segurança e confiança. Este acompanhamento permite, ainda, orientar escolhas e ajudar a reconhecer conteúdos adequados à idade.

O cartaz chama também a atenção para a necessidade de navegar com segurança, protegendo dados pessoais e explicando que nem tudo o que aparece na internet é fiável. Neste contexto, o uso de ferramentas de controlo parental e a verificação das definições de privacidade são estratégias úteis para reforçar a proteção.

Por fim, destaca-se a importância do exemplo dado pelos adultos. As crianças aprendem observando, por isso, utilizar a tecnologia com equilíbrio e responsabilidade é a melhor forma de ensinar boas práticas. Com pequenas atitudes no dia a dia, é possível promover um ambiente digital mais seguro e positivo.

A biblioteca escolar deixa uma mensagem simples, mas essencial: a tecnologia pode ser uma grande aliada, desde que utilizada com equilíbrio, diálogo e acompanhamento.

Boas férias! Que sejam cheias de descobertas, momentos felizes e um uso saudável da tecnologia.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Criatividade e Partilha na Biblioteca Escolar - Diagnóstico da Fluência Leitora

Nos dias 17 e 18 de junho, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz acolheu os alunos do 2.º ano que, enquanto os colegas realizavam o Diagnóstico de Fluência Leitora, participaram numa atividade criativa e inspiradora dedicada aos livros e à leitura.


A sessão teve início com uma agradável conversa sobre os livros que mais marcaram cada aluno ao longo do ano letivo. Com entusiasmo, as crianças partilharam os títulos das suas histórias favoritas, apresentaram algumas personagens principais e explicaram as mensagens e ensinamentos transmitidos pelas obras que mais gostaram de ler. Este momento de partilha permitiu valorizar as experiências leitoras de cada aluno e reforçar o gosto pela leitura.


De seguida, os alunos foram desafiados a participar na construção de um cartaz coletivo intitulado “A Leitura Dá-nos Asas”. Após a preparação do fundo, decorado com a técnica da esponja e enriquecido com um grande livro aberto em relevo, cada criança recebeu o molde de uma borboleta.


No corpo da borboleta, os alunos escreveram o título do livro de que mais gostaram. Depois, deram largas à imaginação, decorando as asas da borboleta. Por fim, colaram as suas criações no cartaz, fazendo-as “voar” para fora do livro aberto. O efeito tridimensional, conseguido através da dobragem das asas, conferiu ainda mais beleza e dinamismo ao trabalho final.


O resultado foi um colorido mural coletivo que simboliza o poder transformador da leitura e a forma como os livros nos ajudam a sonhar, imaginar e descobrir novos mundos. 

 

Uma atividade que aliou criatividade, expressão artística e promoção da leitura, demonstrando que, de facto, a leitura dá-nos asas para voar cada vez mais longe.


 

sábado, 13 de junho de 2026

HISTÓRIAS EM 77 PALAVRAS

                                                                                                            

A atividade “Histórias em 77 Palavras”, criada pela escritora  Margarida Fonseca Santos, desafia os alunos a exercitarem a criatividade através da escrita. 

A proposta é simples apenas na aparência: contar uma história completa, com princípio, meio e fim, utilizando exatamente 77 palavras

Este limite rigoroso estimula a precisão e a capacidade de síntese. Ao escreverem histórias tão concisas, os alunos aprendem a estruturar melhor as suas ideias e a desenvolver vocabulário, tornando o processo de escrita mais divertido e motivador.

O resultado são narrativas surpreendentes, divertidas ou emotivas, que mostram como, mesmo na brevidade, a escrita pode revelar mundos inteiros.


                                    

                                        

Partilhamos algumas destas histórias realizadas com a turma do 8ºC.   

Desafio: Constrói uma história que incluia as seguintes palavras: ...tive uma ideia fantástica

Hoje eu estava a pensar em ir à padaria comprar um pastel de nata. Fui à garagem e liguei o meu carro, mas logo me arrependi. O motivo? Estava um trânsito tão grande!

Parecia que estava em Lisboa! Deve ser um maluco que para ali anda! Mas quem é a pessoa que pensa “eu tive uma ideia fantástica…” e depois fica a ultrapassar carros e motos. Eu, para ser sincero, não consigo pensar em coisas assim, que ridículo!

Noah Vicente

                             

Desafio: Cria uma história a partir desta imagem 👆

Era uma visita de estudo a uma floresta muito grande e muito verde. Os professores disseram para à turma toda que seria um acampamento, então todos levaram tendas, comida, água e etc…

No início, até estava divertido, mas quando chegou a noite, meu amigo! Estavam todos assustados, pois dava para ouvir sons estranhos na floresta. O Miguel até disse:

- Os gritos chegam a ser piores que os gritos da professora de inglês! Mas que tonto, né?

Noah Vicente

Um dia, no caminho para a escola, uma criança encontrou um campo com uma árvore mágica. Ela gostou da sombra fresca e decidiu parar ali todos os dias. Com o tempo, a árvore tornou-se um lugar especial, onde a criança pensava, descansava e sonhava. Quando estava triste, sentava-se perto do tronco e sentia-se melhor. A árvore parecia ouvir em silêncio. Assim, aquele simples encontro tornou-se uma pequena parte feliz da rotina diária que ela sempre lembrava com carinho.

Lauane Marques

Num certo dia de verão, numa floresta, havia duas árvores gémeas, que quando o sol lhes batia, a cor verde das folhas se expandia.

Passaram cinco semanas e as árvores continuaram iguais ao longo do tempo. E se a cor das folhas mudasse, as árvores já não eram as mesmas. Na verdade, eram, mas se as folhas mudassem de cor era porque ia mudar de estação do ano. 

Passaram-se anos e anos e as árvores continuaram iguais.

Madalena Rebolo

Desafio: Cria uma história utilizando os anagramas muro e rumo ou Roma e amor


Numa noite fora do normal eu não sabia o rumo que ia seguir! Eu estava na escola como quem não quer nada. Quando eu vejo dois criminosos vestidos de unicórnio e de spinossauro. Eu fiquei assustado e então fui avisar a professora, mas ela de repente transformou-se numa maçã. Estava a alucinar! Era o que eu estava a pensar.

Então, sem mais nem menos, pulei o muro da escola, mas, na verdade, era só um sonho estranho…


Noah Vicente



Eu e o meu marido estávamos a festejar cinco anos de casados e decidimos viajar.

Havia tantos lugares …entretanto ficámos indecisos entre Paris e Roma.

Finalmente escolhemos Roma, porque já tinhamos ido a Paris.

Queríamos um sítio que exala-se amor, coisas românticas…

O meu marido tratou da viagem e pagou tudo. Quando lá chegamos fiquei deslumbrada com a cidade, a noite,era um sonho!

Roma era um museu de arte ao vivo, cada rua, praça transmitia história.


Leticia Almeida



terça-feira, 9 de junho de 2026

ODS PARA TODOS

A Biblioteca Escolar, em articulação com os professores Diogo Casaca (Cidadania e Desenvolvimento) e Vanessa Ramalho (Educação Visual), desenvolveu, com os alunos dos 7.º anos, um projeto dedicado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas

Após a apresentação dos 17 ODS, os alunos realizaram pesquisas, exploraram obras do fundo documental da Biblioteca Escolar relacionadas com as temáticas em estudo e participaram em momentos de reflexão. O trabalho resultou na criação de cartazes, jogos, um ebook e outros materiais de sensibilização, reunidos numa exposição aberta à comunidade escolar. 
Esta iniciativa contribuiu para aprofundar o conhecimento sobre os desafios da sustentabilidade, promover hábitos de leitura e desenvolver competências de cidadania ativa, pensamento crítico e responsabilidade social.





Partilhamos aqui o ebook produzido: 






segunda-feira, 8 de junho de 2026

LIVRA -TE !

 




No âmbito da atividade “Livra-te!”, desenvolvida pela Biblioteca Escolar em colaboração com a docente de Português, Teresa Calçada, os alunos das turmas 10.º A e 10.º C foram desafiados a explorar uma obra literária de forma criativa e reflexiva.

Após a seleção e leitura da obra, os alunos realizaram uma reflexão crítica, elaboraram questões de caráter filosófico, escolheram uma música relacionada com a leitura, criaram trabalhos artísticos inspirados na obra e produziram memes humorísticos. Todas as tarefas foram reunidas numa apresentação partilhada com a turma.

Esta atividade teve como principais objetivos desenvolver a fruição estética do texto literário, estimular o pensamento crítico e promover a criatividade dos alunos, proporcionando novas formas de interpretar e vivenciar a literatura.


  


 BOAS LEITURAS !!




sexta-feira, 5 de junho de 2026

SEMANA DA LEITURA

 





As bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz assinalaram a Semana da Leitura com várias atividades dedicadas aos livros e à leitura. 
Estas iniciativas proporcionaram momentos de aprendizagem, criatividade e convívio, reforçando a importância da leitura no desenvolvimento pessoal e escolar dos alunos.



BOAS LEITURAS !!

quinta-feira, 4 de junho de 2026

Sessões sobre Segurança na Internet

No dia 13 de maio, a Biblioteca da EBAG acolheu sessões sobre Segurança na Internet, dirigidas a alunos do 5.º ano, no âmbito da disciplina de TIC e dinamizadas pelo Eng.º Nelson Godinho, da Microsoft Portugal.


        

Ao longo das sessões, foram abordados temas como a proteção de dados pessoais, os cuidados na navegação online e o uso responsável das redes sociais, sensibilizando os alunos para os desafios e riscos do mundo digital.

 

    
 

Num contexto em que a Internet faz parte do quotidiano desde idades precoces, estas sessões revelaram-se de grande importância, contribuindo para a formação de utilizadores mais conscientes e responsáveis.