No âmbito da comemoração da semana da Internet mais Segura a Biblioteca Escolar associou-se ao Grupo de Professores de Informática do Agrupamento e todos os dias desta semana irá publicar um conteúdo alusivo ao tema.
Hoje iremos abordar os Direitos e Princípios Digitais reunidos num infográfico elaborado pela Comissão Europeia. Clique nas imagens para as ampliar:
Os princípios digitais da UE são um conjunto de princípios que visam garantir que a transformação digital beneficie todos os cidadãos da UE, independentemente do seu estatuto social, económico ou geográfico.
Os princípios estão organizados em torno de seis temas:
- Colocar as pessoas no centro da transformação digital: as tecnologias digitais devem servir e beneficiar todas as pessoas, desenvolver competências para prosseguirem as suas aspirações e respeitar os seus direitos fundamentais.
- Apoiar a solidariedade e a inclusão: todos devem ter acesso à tecnologia, que deve ser inclusiva e promover os direitos de todos.
- Garantir a liberdade de escolha em linha: todos devem ter poderes para fazer as suas próprias escolhas informadas online, incluindo ao interagir com inteligência artificial e algoritmos.
- Promover a participação no espaço público digital: as tecnologias digitais podem ser utilizadas para estimular o envolvimento e a participação democrática.
- Aumentar a segurança, a proteção e a capacitação das pessoas: todos devem ter acesso a tecnologias, produtos e serviços digitais seguros e protegidos pela privacidade.
- Promover a sustentabilidade do futuro digital: as transições digital e ecológica estão estreitamente ligadas. Os produtos e serviços digitais devem ser concebidos, produzidos e eliminados de forma a reduzir o seu impacto no ambiente e na sociedade.
Os princípios digitais são uma referência importante para a legislação e as políticas da UE em matéria de transformação digital. Fornecem uma base para garantir que a transformação digital beneficie todos os cidadãos da UE e promova os valores da UE, tais como a igualdade, a solidariedade, a democracia e a sustentabilidade.