quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Teatro "Ulisses": Entrevista a um Ator.

  
  A Companhia de Teatro EDUCA "nasceu" no ano letivo de 2009/2010, estreando-se no Auditório Carlos Paredes, em Lisboa, com o espetáculo "25 de Abril, História de uma Revolução". Desde então, o grupo tem vindo a crescer, sistematicamente, junto de alunos e de professores. Tem, presentemente, 91 espetáculos em cena e um grupo de 16 profissionais.


  Após assistir à atuação da peça “Ulisses” no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, no passado dia 13 de dezembro, um grupo de seis alunos das turmas A, B e C do 6º ano de escolaridade teve a oportunidade de falar com o ator que desempenhou o papel principal na representação. Curiosamente, Ulisses é também o nome próprio do ator entrevistado.


                       
ALUNO - Bom dia, em nome de todos os meus colegas, agradeço o facto de nos dar a possibilidade de fazer esta entrevista.
ATOR – É com todo o gosto!
ALUNO – Qual o seu verdadeiro nome, a sua idade e de onde é natural?
ATOR – Sou natural de Lisboa; tenho 38 anos e o meu nome é mesmo Ulisses. Chamo-me Ulisses Ceia.
ALUNO – Há quantos anos começou a fazer teatro?
ATOR – Comecei, como profissional, há 18 anos.
ALUNO – Ser ator foi desde sempre o seu sonho de criança? 
ATOR – Não, primeiro astronauta, depois cientista, ser jogador de futebol, como todos, e também gostava muito de desenhar, mas só quando fiz dezasseis ou dezassete anos, talvez, é que pensei assim.
ALUNO – Decidiu ser ator de comédia?
ATOR – Decidi ser ator, primeiro; depois foi comédia porque lhe acho mais piada. Também, nós somos aquilo que nos proporcionam e, muitas vezes, há mais oportunidade de fazer comédia do que drama.
ALUNO – Tem ainda outras profissões de sonho?
ATOR – Agora não! Quer dizer, se eu tivesse jeitinho, também seria jogador da bola e ganhava mais algum dinheiro.
ALUNO – Qual foi o papel que desempenhou na peça ULISSES?
ATOR – Ulisses fez de ULISSES (risos).
ALUNO – Gostou de representar essa personagem ou preferia ter sido escolhido para encarnar outra figura? 
ATOR – Olha, sinceramente gostava de fazer outras personagens.
ALUNO – Quais?
ATOR Uma qualquer, porque Ulisses é, supostamente, o mais sensato, o que tem menos piada, é o mais sério, é o que tem um texto mais elaborado, é o que tem o raciocínio mais maduro, por isso, é o que eu gosto menos de fazer. Gostava de ter tido mais liberdade para fazer mais brincadeiras do que aquelas que já faço. Se tivesse outras personagens, talvez pudesse fazê-lo. 
ALUNO – Há quantos anos está a peça ULISSES em cena?
ATOR – Acho que há três anos.
ALUNO – Quanto tempo demoraram os atores a ensaiar a peça para apresentá-la ao público pela primeira vez?
ATOR – Três semanas.
ALUNO – Já visitou, na realidade, algum dos lugares por onde andou Ulisses? 
ATOR – Não, mas há quem diga que Ulisses descobriu Lisboa! Não sabem a história de Ulisses? Tipo: Lisboa, a origem do nome “Lisboa” é Olisippo que significa “a cidade de Ulisses”, por isso, Ulisses na realidade visitou Lisboa! E eu já lá estive…
ALUNO – Mas qual o sítio que mais gostaria de visitar? 
ATOR – No mundo?
ALUNO – Não, na história.
ATOR – Na história?... Troia, porque não se sabe se existe ou não existe. Se eu a visitasse, era eu que a descobria (risos).
ALUNO – Há quantos anos é ator na Companhia de Teatro “Educa”?
ATOR – Há 8 anos que trabalho para esta Companhia.
ALUNO – Gosta de trabalhar nesta Companhia? Porquê?
ATOR – Adoro, porque é como se fosse minha! Estou aqui há muitos anos! Damo-nos muito bem!
ALUNO – Qual o palco que ainda não pisou e que um dia gostaria de pisar? E qual a personagem que mais gostaria de representar nesse palco? 
ATOR – Sei lá!… Já pisei cá, em Portugal, os palcos mais conhecidos do país. Mas se fosse no estrangeiro… não sei… não faço ideia… O que eu mais gostava de representar? O Otelo de Shakespeare; o Iago de Otelo; Iago é personagem da peça de Otelo e é a minha personagem preferida. Acho que é desafiante! E podia ser no Teatro Nacional.
ALUNO – Obrigada pela sua disponibilidade e desejamos-lhe boa sorte para o seu trabalho futuro.
Alunos das turmas A, B, C, do 6ºano.