domingo, 26 de janeiro de 2020

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

  As Bibliotecas Escolares assinalam o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, celebrado anualmente a 27 de janeiro. Foi neste dia que, há 75 anos, o principal campo de concentração nazi de Auschwitz-Birkenau, na Polónia, foi libertado pelas tropas soviéticas.


Entrada do campo de Auschwitz-Birkenau
  Este é um dia em memória dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre judeus, ciganos, homossexuais, portadores de deficiência física e mental, opositores políticos, entre muitos outros, durante a II Guerra Mundial. 
  O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi criado pelas Nações Unidas em 2005. Em muitos países, Portugal incluído, decorrem diversas iniciativas de homenagem às vítimas do Holocausto, para que o horror nazi não caia no esquecimento e nunca mais se repita.

Porta de entrada no campo de Auschwitz-Birkenau
com a frase "Arbeit mach frei" (o trabalho liberta)

Prisioneiros libertados em Auschwitz-Birkenau
27 de janeiro de 1945

  Na tua Biblioteca podes consultar e requisitar diversos livros e filmes sobre o Holocausto. De entre muitas opções, sugerimos-te a leitura de  
O Violino de Auschwitz, de Maria Angels Anglada.

PNL - Livro recomendado para o Ensino Secundário
como sugestão de leitura

  "É dezembro de 1991 e, num concerto de homenagem a Mozart, em Cracóvia, a primeira violinista impressiona o seu colega de trio com um instrumento rústico e humilde. No dia seguinte, quando ele lhe pergunta como é que o obteve, uma notável história se revela: a da vida de Daniel, sobrevivente a Auschwitz. A inesperada relação com o comandante do campo e a posterior encomenda de um violino com as especificações de Stradivarius tornaram-se dois momentos decisivos na vida de Daniel no campo de concentração, sobretudo após descobrir o segredo por trás dessa tarefa."
Edições D.Quixote (texto adaptado)
Sobre a autora...

Maria Àngels Anglada nasceu em 1930 na cidade de Vic, Espanha. Licenciada em Filologia pela Universidade de Barcelona e especialista em textos clássicos, traduziu muitos deles do grego e do latim para o catalão. Autora de poesia, ficção, crítica literária e ensaio, trabalhou também como jornalista. A sua obra conta com diversos títulos, entre os quais Les Closes (1978), Sandàlies d'Escuma (1985) e O Violino de Auschwitz (1994), romance muito elogiado pelo público. Recebeu vários prémios pelo conjunto da sua obra. A escritora faleceu em 1999 na cidade de Figueres, Espanha. 

  O Violino de Auschwitz é uma bela história de resistência e superação. Lê e vais gostar.


*****



Para que nunca mais aconteça, importa não esquecer!