segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

NÓS CONTAMOS: encontro com a escritora Mafalda Bernardes da Silva

As turmas de 5º e 6º anos estiveram na biblioteca escolar a assistir à apresentação do livro Belo Sobro - A História de um Semeador de Sonhos. 

Esta  atividade está integrada no projeto Nós Contamos... e contou com a presença dos autores Mafalda Bernardes da Silva e Miguel Soares, que ofereceram um exemplar autografado do referido livro já disponível para requisição.

Neste livro encontramos sementes de Democracia, de Informação, de Criatividade e de Utopia. 

Este livro é uma homenagem a Fernando Moital.

"O Fernando Moital, que nos deixou cedo demais, Pai, Professor, Ativista social e ambiental, amigo era um espírito irrequieto. Num período conturbado da Educação, o trabalho que o Fernando desenvolveu na Escola Básica da Horta das Figueiras em Évora (e noutras) é um exemplo inspirador de como Pais e Escola se podem unir numa verdadeira comunidade educativa. O Fernando foi um semeador de sonhos. O seu legado sobreviverá nos espíritos inquietos que despertou. Este livro é-lhe dedicado com carinho."

 

Os escritores decidiram doar os seus direitos de autor a ações de plantação de árvores nativas em Évora na senda das ações do Fernando. Nesse sentido, está a ser planeada uma ação de plantação de uma pequena floresta baseada no princípio Miyawaki dedicada ao Fernando. Pretende-se criar um ponto de biodiversidade na cidade de Évora, um local de lazer que una pessoas a natureza, criado com o envolvimento da comunidade para usufruto de todos.




"Foi aquela semente que permitiu plantar muitas outras, foi a base daquele cultivo. A partir daí começaram a semear, em conjunto, cada vez mais sonhos."

Belo Sobro