quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

"A tartaruga que queria dormir" - sugestão de leitura da turma do Campinho

Os alunos da Escola Básica do 1º ciclo do Campinho, com a professora Sandra Serra fizeram a proposta de leitura: "A tartaruga que queria dormir" de Roberto Aliaga & Alessandra Cimatoribus. É uma história encantadora sobre uma tartaruga que se prepara para hibernar. Ela segue um ritual para ir dormir: escova os dentes, veste o pijama e ajeita os cobertores. No entanto, quando está prestes a adormecer, os seus amigos batem à porta. Eles trazem presentes para a acompanhar antes do longo período de sono que a aguarda. A tartaruga aprecia a amizade e as atenções, mas o que ela realmente deseja é que a deixem tranquila para descansar.


E assim, a história deixa-nos com uma pergunta no ar: Será que a tartaruga conseguirá finalmente descansar? O que acontecerá quando ela fechar os olhos e adormecer?

Mergulhe nas páginas deste livro. Deixe-se embalar pelas palavras e pelas ilustrações suaves. Descubra o que aguarda a tartaruga na quietude da noite. E, quem sabe, talvez também encontre um pouco de tranquilidade e sonhos enquanto lê.

Afinal, todos nós temos um pouco da tartaruga em nós: o desejo de encontrar paz, mesmo quando o mundo bate à nossa porta.

 

Em seguida, com a visualização de documentários online os alunos mergulharam na história das tartarugas, descobrindo factos interessantes sobre essas criaturas marinhas antigas. Exploraram os habitats, comportamentos e desafios enfrentados pelas tartarugas no seu ambiente natural.

Esses vídeos trouxeram imagens vívidas e informações adicionais sobre a vida desses animais incríveis.

Posteriormente, elaboraram pequenos textos, com base nas informações recolhidas. Cada texto destacava um aspeto específico das tartarugas, como a sua dieta, o ciclo de vida ou habitat.

            

Em seguida, apresentaram o trabalho à turma, partilhando os seus textos. Eles leram em voz alta, transmitindo entusiasmo e conhecimento aos colegas.

Finalmente, os alunos criaram tartarugas em 3D, usando cartolina para o corpo e caixas de ovos para a carapaça. Cada aluno teve a liberdade de pintar e decorar a sua tartaruguinha como desejasse.

   

As tartaruguinhas em 3D agora adornam a sala de aula, lembrando a todos a importância da preservação dessas criaturas fascinantes.