terça-feira, 26 de novembro de 2019

Teatro em Reguengos de Monsaraz


O Regresso de Ulisses

   A Companhia de Teatro “EDUCA” atuará dia 13 de dezembro às 11h 30m no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. Apresentará a peça “Ulisses”, inspirada na obra homónima de Maria Alberta Menéres, de leitura obrigatória para os alunos do 6º ano.
  Os alunos da Escola Básica António Gião serão acompanhados pelos professores e um agente da Escola Segura até ao Auditório para onde se deslocarão a pé.
  A Companhia de Teatro “EDUCA” foi fundada no ano letivo 2009/2010 com o objetivo de desenvolver um trabalho pedagógico junto das escolas.
                     Caroline, Filipa, Rui e Tiago, alunos do 6ºA.

           

   "Foi Homero, poeta grego, quem contou no seu livro Odisseia as façanhas de Ulisses, rei de Ítaca, adorado por todos os que o conheciam. 
   Muitas e estranhas foram as viagens que fez à volta do mundo e de si mesmo. A sua fama correu de boca em boca e todos o consideravam o mais astuto dos mortais e o mais valente marinheiro. Ulisses passou grande parte da sua vida navegando de aventura em aventura, por entre Ciclopes e Sereias encantatórias ou tentando libertar-se da misteriosa Feiticeira Circe para regressar à sua Penélope. Diz-se que, nesses tempos de antigamente, não houve homem que mais sofresse e mais feliz fosse do que o espantoso Ulisses."
Porto Editora (texto adaptado)
Sobre a autora...
Maria Alberta Menéres nasceu em Vila Nova de Gaia, no dia 25 de agosto de 1930. Licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora de Língua Portuguesa e História no ensino técnico, preparatório e secundário. Publicou mais de 100 livros infantis e juvenis, de entre os quais se destaca "Ulisses". Em 1986 recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e, em 2010, foi agraciada com a Condecoração da Ordem de Mérito Civil no grau de Comendador. Faleceu em Lisboa, no dia 15 de abril de 2019. 


  No mesmo dia - 13 de dezembro -, pelas 9h30m, os alunos do 5º ano irão assistir à peça de teatro O Príncipe Nabo inspirada na obra homónima de Ilse Losa.
  Esta sessão, organizada pelos professores de Português do 2º ciclo, é uma das atividades desenvolvidas em parceria com o projeto da BE intitulado "As Histórias da Nossa Turma".

  

Era uma vez uma princesa chamada Beatriz, que vivia no Castelo da Abundância. Iam lá príncipes de toda a parte para lhe pedirem a mão em casamento. mas a princesa troçava deles, porque era vaidosa e arrogante. Por fim só restavam, além de alguns príncipes velhinhos e arruinados, mais três. Mas a princesa também se riu deles e desprezou-os a todos. Então, Sua majestade, o rei do Castelo da Abundância, farto de aturar uma filha embirrenta, disse que a ia dar ao primeiro homem que aparecesse no castelo, fosse ele príncipe, músico ou pobre de pedir."
Ilse Losa, O Príncipe Nabo.



Sobre a autora...

Ilse Lieblich Losa nasceu em Melle-Buer, Alemanha, no dia 20 de março de 1913. Estudou em Hannover mas, devido à sua origem judaica, foi perseguida pela Gestapo. Conseguiu fugir do país em 1930, passou algum tempo na Inglaterra e chegou a Portugal em 1934, fixando-se no Porto. Dedicou a sua vida à literatura infantil e juvenil. Em 1984 recebeu o Grande Prémio Gulbenkian pelo conjunto da sua obra dirigida a crianças. Faleceu em 2006.






BOAS LEITURAS!