terça-feira, 12 de novembro de 2019

Sophia de Mello Breyner Andresen

  Sophia de Mello Breyner Andresen completaria 100 anos no dia 6 de novembro. Um pouco por todo o país celebra-se, assim, o centenário do nascimento da poetisa com concertos, conferências, exposições, peças de teatro e outras atividades que decorrerão até ao dia 20 de dezembro.


 Neste âmbito, as Bibliotecas Escolares têm vindo a dinamizar um conjunto de atividades que visam dar a conhecer a vida e a obra de Sophia. 
  Até ao momento foram realizadas sessões de animação de leitura nas turmas 8ºA, 8ºB, 9ºA e 9ºB, resultantes de uma parceria entre o projeto "Conta Comigo, Sophia", da disciplina de Português, e o projeto "Juntos Criamos o Futuro - Proteção dos Oceanos", das Bibliotecas Escolares.
  Ao longo das sessões, os alunos aprofundaram os seus conhecimentos acerca da vida e obra da poetisa e partilharam experiências de leitura, construindo elos de ligação entre diversos saberes. 

  Aqui ficam algumas obras de Sophia que podes encontrar na Biblioteca da tua escola. São belas histórias que te levam a aprender, imaginar e sonhar!










  Comecei a escrever numa noite de Primavera, uma incrível noite de vento leste de Junho. Nela o fervor do universo transbordava e eu não podia reter, cercar, conter - nem podia desfazer-me em noite, fundir-me na noite.
  No gume da perfeição, no imenso halo de luz azul e transparente, no rouco da treva, na quási palavra de murmúrio da brisa entre as folhas, no íman da lua, no insondável perfume das rosas, havia algo de pungente, algo de alarme.
  Como sempre a noite de vento leste misturava êxtase e pânico.


BOAS LEITURAS!