sábado, 26 de outubro de 2019

Dia da Biblioteca Escolar

  No âmbito das comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e do Dia da Biblioteca Escolar (28 de outubro), as Bibliotecas Escolares do Agrupamento têm vindo a realizar diversas atividades que visam celebrar as bibliotecas, os livros e a leitura


  Na Escola António Gião, as turmas do 5º ano de escolaridade visitaram a Biblioteca Escolar e ficaram a conhecer as regras de funcionamento e o horário daquela que será agora a sua biblioteca. 

  No final da visita, os alunos participaram na atividade "Vamos imaginar...". Cada aluno foi convidado a imaginar-se na pele de livros, filmes, personagens, letras ou sinais de pontuação e, a partir daí, responder a algumas questões. As respostas são interessantes e engraçadas... Aqui ficam alguns exemplos:

* Vamos imaginar que és a Fiona no filme Shreak. O que estarias a fazer agora?
- Estaria montada num cavalo voador... voaria para um mundo mágico... chegaria a um castelo de terror e aparecia um dragão que cuspia para o chão!

* Vamos imaginar que és um livro. O que estarias a fazer agora?
- Estaria a ensinar alguém a voar e a sonhar. Estaria a viajar até onde a imaginação me levasse.

* Vamos imaginar que és a letra Z. O que estarias a fazer agora?
- Estaria zangado com tanto zumbido da abelha Zélia - zum, zum, zum... - que picou na zebra Zilda.

* Vamos imaginar que és um ponto de interrogação. O que estarias a fazer agora?
- Estaria a fazer perguntas a toda a gente, como por exemplo, "porque é que eu tenho uma forma tão estranha?"


   A cada turma foi entregue um dossier de leitura, com separadores por aluno, para colocarem todas as fichas de leitura recreativa. Este dossier ficará guardado na sala de aula. Por cada livro lido, os alunos preencherão uma ficha e ser-lhes-á entregue uma borboleta em origami. Cada turma tem uma cor atribuída para assim poder distinguir- se das restantes. 

  Ao longo da atividade "Vamos imaginar..." os alunos puderam, assim, descobrir bons motivos para lerem livros!


BOAS LEITURAS!