sábado, 19 de janeiro de 2019

Mais uma Sugestão de Leitura... "Persépolis"

  Neste longo e frio mês de janeiro, as Bibliotecas Escolares sugerem a leitura de Persépolis, de Marjane Satrapi, um livro diferente do habitual...

Persépolis - A História de uma Infância e a História de um Regresso é um livro de banda desenhada que apresenta a autobiografia de Marjane Satrapi, uma menina que cresce em Teerão, no Irão, durante a Revolução Islâmica.
Irreverente e rebelde, Marjane é filha de um casal de classe alta, com convicções marxistas, envolvido nos movimentos de resistência contra dois regimes políticos opressivos. No Irão, em 1979, o Xá foi deposto, mas o objetivo da Revolução foi desviado e manipulado pelo fundamentalismo do Ayatollah e dos seus seguidores. 
A partir do ponto de vista da criança que foi, Marjane mostra-nos episódios brutais de perseguições, torturas, execuções e bombardeamentos, bem como o momento em que as mulheres passam a ser obrigadas a usar o véu. A autora conta-nos ainda a história da sua passagem pela Áustria, durante a adolescência, o regresso ao Irão e a partida final para Paris. 

  Com ilustrações a preto e branco e textos simples, Persépolis é um livro inteligente, divertido e comovente que transmite uma mensagem universal de liberdade e tolerância.
BBC/ Bertrand Editores (texto adaptado)

  Podes consultar e requisitar este livro na Biblioteca Escolar da EB nº2 de Reguengos de Monsaraz. Aqui ficam algumas das sugestivas ilustrações que compõem esta história... 


    

 






Sobre a autora...
                                                                            Marjane Satrapi nasceu em Rasht, no Irão, em 1969. Estudou no liceu francês de Teerão, onde passou a sua infância. Bisneta de um imperador do país, teve uma educação que combinou a tradição e a cultura persas com os valores ocidentais. Aos 14 anos partiu para a Áustria e, mais tarde, regressou ao Irão onde estudou Belas-Artes. Hoje vive em Paris, França, é autora e ilustradora. A sua obra Persépolis obteve grande êxito e conquistou diversos prémios no género literário de banda desenhada. As ilustrações da autora são publicadas em jornais e revistas de todo o mundo, entre os quais se destacam The New Yorker e The New York Times                       Bertrand Editores (texto adaptado)                                    
  A história de Persépolis foi adaptada ao cinema, em 2007, com o mesmo título. Podes encontrar o DVD na Biblioteca Escolar da ESCM


BOAS LEITURAS!