sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Sugestão de Leitura: Janeiro

  Para iniciar a viagem ao longo do ano 2019 com sonho e esperança, mas também reflexão e determinação, as Bibliotecas Escolares sugerem uma leitura da obra As Cidades Invisíveis, de Italo Calvino.

PNL - Ensino Secundário
"As Cidades Invisíveis apresenta-se como uma série de relatos que Marco Polo faz a Kublai Kan, imperador dos tártaros. (...) A este imperador melancólico, que percebeu que o seu poder ilimitado conta pouco num mundo que caminha em direção à ruína, um viajante visionário fala de cidades impossíveis, por exemplo, uma cidade microscópica que se expande, se expande até que termina formada por muitas cidades concêntricas em expansão, uma cidade teia de aranha suspensa sobre um abismo, ou uma cidade bidimensional como Moriana. (...) Creio que o livro não evoca apenas uma ideia atemporal de cidade, mas que desenvolve, ora implícita ora explicitamente, uma discussão sobre a cidade moderna."
Italo Calvino


Sobre o autor...

  Italo Calvino nasceu em Santiago de las Vegas, nos arredores de Havana, Cuba, a 15 de outubro de 1923. Passou praticamente toda a sua vida em Itália, exetuando os treze anos em que viveu em Paris. Faleceu em Siena, a 19 de setembro de 1985.
  Calvino estudou em San Remo até aos 20 anos, ingressando então na Resistência contra o fascismo e a ocupação nazi. (...) Terminada a Segunda Guerra Mundial, instalou-se em Turim, começando a trabalhar na Einaudi, que depressa se transformou numa das principais editoras italianas do pós-guerra. Já trabalhava na Einaudi (...) quando concluiu a sua licenciatura em Letras. Com a obra O Atalho dos Ninhos de Aranha (1947) - a que se seguiu, em 1952, O Visconde Cortado ao Meio, primeiro romance da sua trilogia fantástica Os Nossos Antepassados - deu início a uma surpreendente carreira literária, que viria a consagrá-lo como um dos maiores escritores italianos do século XX. 
Edições D. Quixote (texto adaptado)

   Podes encontrar este livro na Biblioteca da ESCM.

  Como curiosidade, aqui ficam algumas ilustrações de Karina Puente, arquiteta peruana que desenvolveu um projeto no qual ilustrou as 55 Cidades Invisíveis presentes na obra de Italo Calvino.








BOAS LEITURAS!