sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Dia de Reis - Incluir na BE

A professora Ana Carapinha esteve na Biblioteca Escolar, com os seus alunos do 5ºD e 6ºF a realizar atividades no âmbito da comemoração do Dia de Reis.

Segue-se o cartaz elaborado pelos alunos.


O Dia de Reis é uma celebração cristã que comemora a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus. A data é celebrada a 6 de janeiro em Portugal.

No Dia de Reis é tradição comer o bolo-rei, um bolo doce e rico em frutas cristalizadas, que contém uma fava e um brinde. A pessoa que encontrar a fava deve trazer o bolo-rei no ano seguinte. Em alguns locais esta tradição tem-se vindo a perder e já não existe a fava nem o brinde.

Outra tradição associada ao Dia de Reis é o cante das janeiras. Grupos de pessoas cantam de porta em porta, oferecendo cânticos tradicionais de Natal e desejos de boa sorte para o ano novo.

Em Portugal, o Dia de Reis é também o dia em que se encerram as celebrações de Natal. As luzes de Natal são apagadas e as árvores de Natal são desmontadas, dando lugar ao início de um novo ano.

Tradição do bolo-rei

A tradição do bolo-rei é originária da Galiza, mas rapidamente se espalhou por toda a Península Ibérica. O bolo é feito com massa de pão, frutas cristalizadas, nozes, passas e especiarias. A fava e o brinde são colocados no bolo de forma aleatória.

A pessoa que encontrar a fava deve trazer o bolo-rei no ano seguinte. Esta tradição é considerada um símbolo de sorte e prosperidade.


Tradição do cante das janeiras

O cante das janeiras é uma tradição popular portuguesa que remonta ao século XVIII. Os grupos de cantores percorrem as ruas de aldeias e cidades, cantando cânticos tradicionais de Natal e desejos de boa sorte para o ano novo.

Os cantores são frequentemente acompanhados por instrumentos musicais, como a viola, a pandeireta e o ferrinho. Os cânticos são sempre bem recebidos pelas famílias, que oferecem aos cantores comida e bebida.