sábado, 19 de junho de 2021

Patrono da Biblioteca da Escola Básica António Gião

A Professora Ana Fonseca (1970-2019) é o Patrono da Biblioteca da Escola Básica António Gião.

      

                      

A cerimónia de homenagem teve lugar no referido estabelecimento de ensino, no dia 7 de junho, onde marcaram presença várias entidades institucionais, professores, alunos, funcionários administrativos e de ação educativa, familiares e amigos.

A sessão iniciou-se com um momento de poesia em que a aluna do 8ºE, Madalena Paulo, leu os seus versos, escritos em homenagem à sua ex-professora Ana Fonseca; a professora Catarina Vidigal declamou o poema “Simbiose”, da sua autoria, e a professora Elsa Martins, coordenadora do Departamento de Línguas, recitou o poema “Aniversário”, de Álvaro de Campos.
Seguiu-se um momento de percussão corporal com a interpretação da peça “?Corporel”, de Vinko Globokar, por Paulo Fonseca Amendoeira, filho da professora Ana Fonseca, que referiu Voltar a esta peça acende memórias de tempo ao lado de uma cama de hospital. Foi nessa altura que iniciei o estudo da obra e nunca vou ter a oportunidade de a mostrar à minha Mãe. No entanto, foi profundamente influenciada pelas imagens que vi, e esse é o único fator que me ilude para sempre em relação a essa impossibilidade. Escolhi interpretá-la para me colocar num espaço onde toda a minha angústia e sofrimento põem em risco o cumprimento da partitura, tornando a peça catarse, nunca com regras insuportáveis: do subconsciente.
A cerimónia culminou com o descerramento da placa comemorativa por Paulo Amendoeira, seguindo-se a intervenção do professor António Ribeiro, Diretor do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz; do professor Rui Amendoeira, marido da professora homenageada; do Dr. Carlos Santiago, Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, de onde era natural a professora Ana Fonseca; e da Dra. Élia Quintas, Vice-presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz. Em todos os discursos, destacou-se a justa homenagem feita a uma professora, de reconhecida competência, que dedicou toda a sua carreira profissional ao ensino. 


Para o evento, os alunos do 8ºB e do 8ºE prepararam uma exposição do retrato de Ana Fonseca, elaborado com diversos materiais e diferentes técnicas de composição visual, e uma foto-biografia. Em exposição, também estiveram testemunhos de quem conviveu com a professora Ana Fonseca, escritos e partilhados por professores, alunos, auxiliares de ação educativa e amigos.


Esta homenagem partiu da proposta do Grupo Disciplinar 220 do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, a qual foi aprovada em Conselho Pedagógico e em Conselho Geral, por unanimidade. 

                                                                               Doriza Carraça, professora