segunda-feira, 15 de março de 2021

Livro da semana: "Cortei as Tranças", de António Mota

A sugestão de leitura desta semana vai para mais um dos novos títulos acabados de chegar às Bibliotecas Escolares do Agrupamento:
 
Cortei as Tranças, de António Mota. 

PNL - Livro recomendado para o 7º ano
de escolaridade (leitura orientada)


* Sobre o livro...

"Quando tudo parece correr bem, quando menos se espera, a vida sobressalta-nos e prega-nos valentes partidas. É o que acontece à protagonista desta história. Não era muito boa aluna, chegava muitas vezes atrasada à primeira aula apesar de morar em frente à escola e normalmente via-se envolvida em confusões pelas quais não era responsável. Mas até se considerava uma felizarda. Um dia, tudo muda e é obrigada a crescer depressa. Perde a mãe, corta as tranças, arranja um emprego, tem de ficar e parecer mais adulta, mais responsável. E os seus sonhos, como ficam?"

Edições Asa (texto adaptado)
* Sobre o autor...

 

António Mota nasceu em Vilarejo, Baião, em 1957. É um dos autores mais lidos e acarinhados da literatura infantojuvenil portuguesa. As histórias e as personagens que habitam os seus livros têm alimentado a imaginação de muitas crianças, jovens e - porque não? - também adultos. 
Concluiu o curso do Magistério Primário e tornou-se professor do Ensino Básico ainda muito novo. Foi aí que começou a escrever. Em 1979 publicou A Aldeia das Flores, o primeiro livro ao qual se seguiram mais de noventa títulos. Ao prazer da escrita o autor associa o gosto pelo contacto com os seus leitores, pelo que é presença assídua em visitas a escolas e bibliotecas de todo o país.
Mais de cinquenta títulos de António Mota estão recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e algumas dezenas constituem referência da Internationale Jugendbibliothek de Munique, uma das mais conceituadas bibliotecas mundiais especializadas em literatura infantojuvenil. 
Muitos têm sido os prémios atribuídos ao longo da sua carreira, destacando-se o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores (1983), o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens (1990). Em 2008 foi agraciado pela Presidência da República com a Ordem da Instrução Pública. Em 2014 e 1015 foi nomeado para o prémio ALMA, um dos mais importantes prémios internacionais na área da literatura infantojuvenil. 
Em 2019, por ocasião da comemoração dos 40 anos da sua carreira literária, publica No Meio do Nada, o seu primeiro romance dirigido ao público adulto, onde se cruzam histórias de desassossego na procura da felicidade.


Este livro já está disponível na tua Biblioteca!

BOAS LEITURAS!