terça-feira, 5 de maio de 2020

Dia Mundial da Língua Portuguesa


A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) declarou, em novembro do ano passado, o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa, mediante proposta de todos os países lusófonos.

O primeiro dia Mundial da Língua Portuguesa assinala-se hoje com uma cerimónia e um concerto "online" em que participam personalidades lusófonas da política, letras, música, ciência, cinema e desporto.

A iniciativa resulta de uma parceria entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, CPLP, representação portuguesa na UNESCO, ONUNews e RTP, e será transmitida às 12:00 de Portugal no canal Youtube do Camões.

Além deste evento, haverá ainda iniciativas nos vários países lusófonos.

Será também divulgado um estudo sobre "A língua portuguesa como ativo global" e lançado um concurso literário dirigido a alunos que frequentem cursos de língua e cultura portuguesas na rede de Ensino Português no Estrangeiro, em leitorados do Camões, I.P., e em universidades com Centros de Língua Portuguesa (CLP). 

Os "Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa" iniciativa do Instituto Camões, da Porto Editora e do Plano Nacional de Leitura (PNL) desafia os alunos de português a escreverem um conto inédito, de uma a três páginas.

Mais informações aqui: http://www.pnl2027.gov.pt/np4/home


Ilustração de Daniel Eatock


O português é a língua oficial dos nove países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Principe e Timor-Leste) e Macau, bem como uma língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União africana ou o Mercosul.


O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, ou seja, 3,7 % da população mundial.