sábado, 11 de janeiro de 2020

Sugestão de Leitura - Janeiro

  As Bibliotecas Escolares desejam a toda a comunidade educativa 
um Feliz Ano Novo!

  Para este mês de janeiro, sugerimos a leitura de Entre Amigos, de Amoz Oz. Neste livro de contos, o autor explora os relacionamentos entre amigos e inimigos, pais e filhos, homens e mulheres, crianças e adultos, numa escrita bela e comovente. 

Livro disponível na BE da ESCM
"Num conjunto de oito contos interligados, Entre Amigos recria a realidade de um kibutz. Durante os anos 1950, no imaginário kibutz Ykhat, vizinho de uma antiga aldeia árabe então abandonada, israelitas de diferentes origens e idades partilham um quotidiano de trabalho árduo e dedicado. O livro tem início com o solitário Tsvi Provizor, que se ocupa cuidadosamente dos jardins do kibutz, mas que no seu tempo livre lê jornais e escuta a rádio, espalhando com especial prazer notícias de tragédias e calamidades. O último conto incide sobre os últimos dias do velho sobrevivente do Holocausto, Martin Vandenberg, que acredita na abolição de todos os estados nacionais e numa fraternidade mundial e pacifista, coroada pelo uso do esperanto como idioma comum a todas as pessoas. Cada história compõe um eloquente retrato de um ideal de humanidade numa época intensa e contraditória."
Edições D. Quixote (texto adaptado)

Sobre o autor...


   Amoz Oz nasceu em Jerusalém, em 1939. Estudou Literatura e Filosofia na Universidade Hebraica de Jerusalém entre 1960 e 1963, período durante o qual publicou os seus primeiros contos. Iniciou uma carreira como jornalista e, na década de 70, fundou o movimento Peace Now, em defesa da constituição conjunta dos Estados de Israel e da Palestina. 
  A sua vasta obra literária inclui diversos contos, romances e ensaios, onde, numa escrita clara e luminosa, relata as pequenas e grandes histórias que compõem o passado e o presente de Israel. Em 1991 tornou-se membro da Academia da Língua Hebraica. Os seus livros receberam diversos prémios e distinções, de entre os quais se destaca o Prémio Goethe, em 2005, e o Prémio Príncipe das Astúrias, em 2007. Amoz Oz faleceu em Jerusalém, Israel, em 2018. 

BOAS LEITURAS