terça-feira, 12 de março de 2019

Sugestão de Leitura - Março

  As Bibliotecas Escolares sugerem, para o mês de março, a leitura do livro Os Enamoramentos, de Javier Marías

Leitura recomendada PNL (sec.)
  Todos os dias, María Dotz toma o pequeno-almoço no mesmo café de Madrid. Entretém-se a observar um casal que cumpre a mesma rotina. Parecem formar o casal perfeito, profundamente enamorado. Até que um dia o casal não aparece no café, o que deixa María com uma estranha sensação de perda. 
  Só mais tarde, quando vê uma fotografia do homem numa página de jornal - deitado no chão, esfaqueado, minutos antes de morrer - descobre que os amantes que tanto gostava de contemplar se chamavam Luísa e Miguel. Quando a mulher volta ao café, alguns dias depois, María aborda-a para lhe apresentar as suas condolências e entra assim numa espiral que a levará a descobrir mais sobre o trágico fim de Miguel. 
  Partindo do mistério em redor da morte de Miguel, Os Enamoramentos revela-nos muito mais do que a verdade sobre esse trágico evento. É, acima de tudo, uma investigação metafísica sobre a vida, a morte, o amor e a moralidade. E um fascinante tratado sobre o estado de enamoramento, um estado positivo e redentor que parece justificar quase todas as coisas: ações nobres e desinteressadas, mas também as maiores crueldades. 
Alfaguara (texto adaptado)
   Sobre o autor...


  Javier Marías nasceu em Madrid, em 1951, e é um dos mais conceituados autores espanhóis da atualidade. Autor de uma vasta obra, destacam-se os títulos Coração tão Branco, Amanhã na Batalha Pensa em Mim, Assim Começa o Mal, Todas as Almas, O Homem Sentimental, a trilogia O Teu Rosto Amanhã e Berta Isla, além de livros de contos, antologias e coletâneas de ensaios e crónicas. 
  Foi professor na Universidade de Oxford e na Universidade Complutense de Madrid. Entre as traduções de sua autoria destaca-se a de Tristam Shandy. Tem recebido inúmeros prémios pelo conjunto da sua obra. É membro da Real Academia Espanhola.  

  Podes encontrar e requisitar este livro na biblioteca da ESCM. Vais ver que vais gostar!
BOAS LEITURAS!