quinta-feira, 6 de outubro de 2016

SUGESTÃO DE LEITURA

Neste outono ainda quente convidamos-te a ler "O Erro de Descartes" de António Damásio. Podes encontrar este livro na BE da ESCM.

Conhece um pouco mais deste autor...



António Damásio, médico neurologista e investigador, nasceu no ano de 1944, em Lisboa, e vive nos EUA desde 1976, após o doutoramento em Medicina. É professor de Neurociência, Neurologia e Psicologia na University of Southern California e ainda no Salk Institut. Aqui criou uma importante unidade de investigação para o conhecimento da atividade cerebral e das suas ligações com a razão, a memória, a linguagem, as emoções e os mecanismos de decisão. O seu trabalho inovador tem contribuído para um maior conhecimento do cérebro humano. 

Aqui fica um "aperitivo" do texto...

Escrevi este livro como se estivesse a falar com um amigo imaginário, curioso, inteligente e sensato que soubesse pouco de neurociência mas muito da vida. Fizemos um acordo: a conversa traria benefícios mútuos. O meu amigo ouviria falar do cérebro e dessas misteriosas coisas mentais e eu lucraria com as minhas próprias tentativas de clarificar o que para mim significam corpo, cérebro e mente. (...) O leitor já terá concluído que a conversa não foi acerca de filosofia, embora tenha sido, sem qualquer dúvida, acerca da mente, do cérebro e do corpo. (...) Mas percebi que, de um modo curioso, o livro trataria do Erro de Descartes. Por certo o leitor desejará saber de que erro se trata, mas por agora guardo segredo. Prometo que tudo será esclarecido."
António Damásio
 O Erro de Descartes.