segunda-feira, 17 de junho de 2013

Os Judeus na História e na Literatura - BE nº1

   Nos dias 9 e 10 de dezembro, por solicitação da docente de Português,  a BE nº1 preparou sessões destinadas aos alunos de 9ºano e desenvolvidas em contexto de sala de aula, abordando sinteticamente, a visão sobre a questão judaica, que a história e a literatura nos transmitiram. A esta atividade demos o nome de "Os Judeus na História e na Literatura".
   Como ponto de partida da reflexão/debate recordámos a cena do Judeu, parte integrante do Auto da Barca do Inferno, obra que os alunos estavam a analisar na aula.
 
   Partindo da apresentação em powerpoint foram exploradas imagens/caricaturas de Judeus e/ou afirmações proferidas por diferentes autores em diferentes épocas, sendo feito o enquadramento histórico dos vários momentos da saga judaica em Portugal e no Mundo.
   Para finalizar foram destacados livros e filmes (fornecendo aos alunos links onde podem visualizar na integra alguns) que abordam a temática dando-se especial ênfase à estreia do filme “Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul Português em Bordéus” a acontecer exatamente no dia 8 de novembro.

           Sugestões de leitura e os filmes apresentados:
Os livros



Os filmes