quinta-feira, 16 de abril de 2020

Tenha novos modos de ver e ser…


  No âmbito dos temas trabalhados relativos ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – 3 de Dezembro, os alunos das turmas 5.ºC, 5.ºD, 6.ºD, 6.ºE, 6.ºG, 7.ºA,7.ºC, 7.ºE, 8.ºA, 8.ºB e 8.ºC, da Escola Básica António Gião, pintaram uma cópia da obra “Diversidad e Integración. Hacia nuevos modos de ver y ser”.
   A obra original encontra-se na Biblioteca Central da Universidade de Cuyo, na Argentina, e são seus autores os alunos de “Los Talleres de Artes Visuales y de Cerámica de la Facultad de Artes y Diseño".
   No nosso Agrupamento, a obra resultou de um trabalho colaborativo entre os professores de Educação Especial e de Educação Visual, bem como dos Diretores de Turma, decorrendo em várias aulas de EV e de AT, na última quinzena de novembro e na primeira semana de dezembro de 2019. Esta atividade está contemplada no PAA do Agrupamento e tem como professores dinamizadores Conceição Vasques, Marta Várzea e Vasco Rosado, com a colaboração da psicóloga do Agrupamento Carmen Silva..
  À imagem da original, também a nossa obra foi oferecida a uma biblioteca, neste caso à BE da Escola Básica António Gião, onde pode ser apreciada.


  

  Os alunos tomaram ainda conhecimento da Carta Portuguesa Para a Diversidade, documento que assinaram formalizando o compromisso do respeito pela diversidade humana em qualquer área de vida.
    
Texto inspirado na reflexão dos alunos