quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Natal: Sugestões de Leitura

  Neste Natal, as Bibliotecas Escolares apresentam algumas sugestões de leitura. São livros com histórias e personagens que nos acompanham na celebração desta época. Procura na tua biblioteca! Podes requisitar e ler nas férias!

* Contos de Natal de Charles Dickens
Neste livro podemos encontrar dois contos de Natal, ambos belos e plenos de sentido.

No primeiro conto - O Natal do Avarento surge a personagem de Mr. Scrooge, um homem avarento, cruel, mesquinho e desagradável. Numa noite, Scrooge recebe a visita inesperada do seu antigo sócio Marley. Este avisa-o que vai ser perseguido por três espíritos: o do Natal passado, o do Natal presente e o do Natal futuro. Ao longo destas viagens no tempo, Scrooge vai-se transformando num homem diferente. 

O segundo conto - Os Sinos de Ano Novo -  tem como personagem principal Toby Veck, conhecido por Trotty, um homem com um coração grande e uma carteira pequena. Mas um sonho inesperado mudará a sua vida. 




O conto O Natal do Avarento (A Christmas Carol) foi publicado pela primeira vez em 1843, em Londres. A sua mensagem forte e marcant continua a cativar públicos de todas as idades. Tem sido alvo de diversas reedições, bem como adaptações para televisão, teatro e cinema. 
Por sua vez, o conto Os Sinos de Ano Novo (The Chimes) foi publicado um ano mais tarde e é também uma história bela e enternecedora. 



* Milagre de Natal de António Torrado, com ilustrações de Inês Oliveira


Este livro retrata a história de um cão perdido que, após uma série de peripécias, acaba dentro do saco de presentes, no trenó do Pai Natal... O que lhe vai acontecer?

Sobre os autores...


Charles Dickens (1812-1870) é um dos mais prestigiados romancistas ingleses da era vitoriana, período marcado pela Revolução Industrial. Os seus livros apresentam uma forte crítica social, bem como um humor satírico, com personagens marcantes que denunciam a difícil vida de operário, as injustiças sociais e a miséria das classes mais baixas. Publicou uma vasta obra na qual se destacam Grandes Esperanças, Tempos Difíceis, Oliver Twist, David Copperfield e Conto de Natal. 


António Torrado nasceu em Lisboa, em 1939. Considerado um dos mais importantes autores de literatura infantil e um excelente contador de histórias, publicou uma vasta obra. Nela podemos encontrar textos de raiz popular e tradicional, poesia e contos. Em 1988 recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian na área de literatura infantil.  


BOAS LEITURAS!