quinta-feira, 5 de julho de 2018

Juntos Criamos o Futuro - Uma Horta à Porta

Ao longo do ano letivo foi dinamizado o projeto "Juntos Criamos o Futuro - Uma Horta à Porta", dirigido aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, no âmbito dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela UNICEF com o apoio da Direção Geral da Educação.

O trabalho desenvolvido foi concluído na sexta e última sessão realizada no passado dia 22 de junho, integrando a Festa de Final do Ano Letivo, na E.B. nº2 de Reguengos de Monsaraz.

A sessão contou com a presença da autora Fernanda Botelho, autora do livro "Salada de Flores", explorado ao longo do projeto. Após a apresentação do seu livro, a autora dinamizou atividades de pintura com plantas e decalque com ceras e pigmentos naturais. 

Fernanda Botelho
Início das atividades "Pintura com Plantas"
 e "Decalque com Ceras e Pigmentos Naturais"
Durante as atividades todos puderam visitar a horta criada pelos alunos das turmas do Centro Escolar: 3º ano e sala vermelha do JI (com a colaboração do 2º ano). 
Os alunos conversaram com a autora sobre a importância da proteção do meio ambiente através de ações simples do dia a dia. Foi dado destaque à criação de hortas familiares e à não utilização de produtos químicos nocivos na agricultura. Por fim, foi com entusiasmo que todos experimentaram uma divertida degustação de flores!

         
             
    

    


     
Espantalhos criados pelas crianças da sala vermelha
do JI de Reguengos de Monsaraz, em articulação com o projeto
Os alunos da turma 3º A criaram um jogo Flash Cards na sequência da sessão de pesquisa sobre plantas. Aqui fica o link:

https://www.goconqr.com/pt-PT/p/13672112-3-A-Uma-Horta---Porta-flash_card_decks 

Por sua vez, os alunos das turmas 3º B e 3º C criaram um livro digital, ao qual todos podem aceder através deste link:

https://read.bookcreator.com/TbOFFdjN4QWEPCIbi5HB1lpCkpp2/bX73WT9gQPOUa1Sr7mUMvQ 

***
O mesmo projeto foi desenvolvido no JI e E.B. de São Marcos do Campo. Aqui ficam algumas imagens das atividades dinamizadas, inseridas na apresentação elaborada.















As atividades dinamizadas contribuíram, sem dúvida, para a sensibilização dos alunos para áreas tão importantes como a proteção do ambiente, o desenvolvimento sustentável, a democracia e os direitos humanos, tendo como suporte a descoberta do prazer da leitura.

Guião de pesquisa "Identificação das Plantas Recolhidas" 

A dinamização deste projeto ofereceu a todos 
momentos únicos de aprendizagem! Parabéns!