terça-feira, 8 de maio de 2018

Biblioterapia


   As Bibliotecas Escolares dinamizaram o projeto Biblioterapia, numa abordagem diferente do livro e da leitura.
 O projeto resultou de uma parceria entre as Bibliotecas Escolares e as disciplinas de Português e Biologia e Geologia, do 10º ano de escolaridade, e foi desenvolvido com as turmas 10ºA, 10ºB e 10ºC. Tendo como suporte os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, tema promovido pela UNICEF com o apoio da Direção Geral de Educação, os professores e os alunos envolvidos procuraram estabelecer pontes entre os conteúdos disciplinares a partir da leitura e dos horizontes que o livro pode oferecer. 

  Começámos por conhecer o livro Remédios Literários. É um livro diferente...um livro sobre livros e com muitos livros lá dentro. 


  Para cada crise, doença, situação de sofrimento físico ou de comoção espiritual, há um livro indicado que pode servir de cura. Os romances recomendados neste livro são remédios e têm o poder de curar ou aliviar muitos males. 

  O remédio está na leitura de grandes romances de autores tão diversos como Goethe, Tolstoi, Kafka, Nabokov, Saramago, Jane Austen, Melville, David Foster Wallece, Eça de Queirós, Flaubert, Vargas Llosa, Murakami, Stephen Zweig, Virginia Wolf, J.D. Salinger, García Márquez, Isabel Allende, Saul Bellow, Cardoso Pires, entre muitos outros. 

  A biblioterapia que aqui se propõe baseia-se na experiência das autoras com os seus "pacientes" e é apoiada por provas empíricas. 

Ella e Susan, as autoras do livro
  Ella Berthoud e Susan Elderkin, as autoras deste livro, conheceram-se quando eram estudantes de Literatura Inglesa na Universidade de Cambridge, altura em que - sempre que uma delas precisava de ajuda ou atravessava um período conturbado na sua vida - começaram a prescrever a leitura de romances uma à outra. 

  Ella seguiu Belas-Artes e é professora e pintora. Susan é romancista, ensina escrita criativa e escreve peças de literatura de viagem e recensões de livros para vários jornais. 

  Em 2008, Ella e Susan abriram um serviço de biblioterapia na School of Life, em Londres, local onde "prescrevem" livros às pessoas que as procuram. 
Ella e Susan numa alusão divertida à biblioterapia

The School of Life, em Londres.

  Neste livro podemos encontar os melhores romances para:

- quem gosta de grandes calhamaços
- abafar o ressonar
- delírios chocantes, escapistas e proibidos
- separações e divórcios
- baixar a tensão arterial
- dias de sofá e edredão
- ler numa rede debaixo das árvores
- fazer chorar
- fazer rir
- fazer com que a parceira goste de romances
- fazer com que o parceiro goste de romances
- largar um vício a seco
- ler em viagens de comboio
- para adolescentes
- os muito tristes
- parecer um bom leitor
- ler no hospital
- parecer um bom leitor
- tratar os xenófobos
- os que sofreram um desgosto de amor
- os que se zangaram com o melhor amigo
... e muito mais!
Ilustração de Apolar Arch, Paperbacks.
Semana da Leitura
  
  Na Semana da Leitura, decorrida entre os dias 5 e 9 de março, as Bibliotecas Escolares dinamizaram diversas atividades, dando continuação ao projeto Biblioterapia

 Os alunos das turmas 10ºA, 10ºB e 10ºC apresentaram os livros escolhidos mediante a elaboração de cartazes. Em seguida, procedeu-se à leitura de excertos das obras, dando assim mais um passo na formação dos nossos "leitores terapeutas".






 Aqui ficam as imagens dos trabalhos resultantes dos momentos divertidos de aprendizagem onde cada aluno procurou libertar o leitor que há em si!




















  No dia 7 de maio decorreu mais uma sessão do projeto, no laboratório de ciênciasAo longo da sessão, os alunos intervenientes puderam conhecer o livro O Terceiro Gémeo, de Ken Follett e, a partir daí, desenvolver uma reflexão crítica acerca da relação entre literatura e ciência nas suas diversas problemáticas, mais concretamente a clonagem. 

                     


   No dia 8 de maio, inspirados no conceito de Biblioterapia, presente no livro Remédios Literários, e no trabalho desenvolvido nas sessões anteriores, os alunos das referidas turmas representaram os papéis de pacientes e de biblioterapeutas, diagnosticando uma série de problemas e receitando a leitura de diversos livros como remédio

  A biblioteca da ESCM tranformou-se em consultório de biblioterapia, tal como podemos ver nas fotografias que se seguem...




      




  Foram momentos muito interessantes onde, através de uma forma lúdica, foi possível divulgar obras literárias, trocar ideias sobre os temas e as personagens dos livros e, o mais importante, mostrar que a leitura contribui para nos conhecermos e transformarmos a nós mesmos e ao mundo à nossa volta 













  Com este projeto, as Bibliotecas Escolares procuraram alcançar os seguintes objetivos:

- Conhecer e divulgar o livro Remédios Literários;
- Compreender o conceito de biblioterapia;
- Desenvolver literacias da leitura;
- Desenvolver competências de autoconhecimento e consciência de si através da fruição da leitura;
- Apresentar o resultado do trabalho através da criação de um consultório de biblioterapia;
- Divulgar o projeto no blogue das BE do Agrupamento;
- Divulgar do fundo documental das BE do Agrupamento;
- Desenvolver o gosto pela leitura dos textos de literatura em língua portuguesa e da literatura universal, como forma de descobrir a relevância da linguagem literária na exploração das potencialidades da língua e de ampliar o conhecimento do mundo;
-Interpretar os fenómenos naturais a partir de modelos progressivamente mais próximos dos aceites pela comunidade científica;
- Aplicar os conhecimentos adquiridos em novos contextos e a novos problemas.
      

      

Shinya Okayama, Paperbacks