domingo, 19 de março de 2017

Dia Mundial da Poesia...livros novos

    Hoje propomos que venhas conhecer "As Flores do Mal", de Charles Baudelaire, numa edição bilíngue, em Português e Francês.

Ao leitor

A alma tomada por tolices e erros, nãos

E pecados, que nos moldam os corpos,

Alimentamos nossos queridos remorsos

Como sem abrigos que estimam sujidão.



Temos pecados teimosos e emendas balofas;

1ª edição de 1857 anotada pelo autor
A verdade, se a dizemos, custa uma fortuna

Que, ufanos, desbaratamos até à impecúnia

Crendo com vis lágrimas apagar falhas de gosto.



Sobre essas falhas repousa um Satã Alquímico

Que nos embala sossegado a alma encantada

Até da força original da nossa vontade

Restar um anidrido de nada por obra desse químico.



Nas suas mãos tem os fios que nos movem, o Cadinho;

O repelente nos há-de parecer um máximo

Passo a passo entramos no seu infernal espaço;

Sem nojo algum, apesar das trevas fétidas do caminho.



Tal um devasso sem toste que beija e morde

O seio magoado de uma velha pega batida,

Às escondidas sacamos um prazer que se não diz,

Um fruto de errâncias espremido até à morte.



Enlaçados como milhões de vermes, formiga

Em nós um povo folgazão de demónios

E, quando divagamos, é a morte nos neurónios

A cantar-nos em surdina uma melodia antiga.



E se incêndios drogas estupros e punhais

Não deixaram ainda suas graciosas marcas

Nas margens cinza do nosso destino de rascas

É porque nos falta na alma uma centelha a mais.



Mas no infame zoo de nossos vícios, entre

Os muitos linces chacais e panteras

Macacos serpentes abutres e quimeras

Além de monstros que silvam entre dentes



Um há, de todos o mais feio maléfico e imundo;

É verdade que não berra nem tem pruridos

Mas faria da terra um monte de ruídos,

Se pudesse, e num bocejo tragaria o mundo;



É o Tédio! Sente-se-lhe nos olhos um senão,

Sonha com torturas enquanto chupa rebuçados.

Tu que me lês já conheces esse monstro delicado,

Meu impostor nato, minha cópia e meu irmão!

    Sobre Les Fleurs du Mal diz o próprio Baudelaire «Neste livro atroz, pus todo o meu pensamento, todo o meu coração, toda a minha religião (travestida), todo o meu ódio.» Ler os seus poemas pode ser um desafio...atreve-te!!
 

Livro recomendado para Ensino Secundário
Fundo documental BE Professor Manuel Talhante