sábado, 18 de março de 2017

Carlos Drummond de Andrade: Antologia Poética

   Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) é um dos mais importantes poetas brasileiros e um dos grandes nomes da poesia do séc.XX.

  Na biblioteca da ESCM já está disponível o título "Antologia Poética".  Organizada pelo próprio autor, podes encontrar nesta obra belíssimos poemas sobre o amor, a morte, a memória, a família e o passado brasileiro.

            

INFÂNCIA

Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.

Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé, 
comprida história que não acaba mais.

Meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
 a ninar nos longes da senzala - e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!

Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história 
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.

            


Boas Leituras!