terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Cartas de Amor...Alberto e Vitória

Rainha Vitória e Príncipe Alberto
                         Carta enviada pelo Príncipe Alberto à Rainha Vitória

                                                                                                        15 de novembro de 1839

Minha querida e profundamente amada Vitória,

(...)
Não preciso dizer-lhe que desde que partimos todos os meus pensamentos têm estado consigo em Windsor e que o seu rosto preenche a minha alma. nem mesmo nos meus sonhos imaginei poder encontrar tanto amor na Terra. Como me ilumina esse momento em que estava perto de si, com a sua mão na minha. Estes dias voaram tão rapidamente, mas também a nossa separação passará num instante. 
(...)

Com a promessa de que o meu amor e a minha devoção são imutáveis,
o seu dedicado,

                      ALBERTO

 excerto retirado de 
"As grandes Cartas de Amor", 
 seleção e coordenação de Elizabete Agostinho

Edições Guerra e Paz, 

1ª edição,
 janeiro de 2016, 
 pág.42





Em 1837, com 18 anos, Victória (Victória de Saxe-Coburg-Saalfeel) sobe ao trono da Grã-Bretanha e, nesse mesmo ano, é apresentada ao seu primo Alberto (Alberto de Saxe-Coburg e Gotha) que se tornará o seu esposo – Victória como rainha que era tinha de propor, ela própria, casamento a Alberto. O casamento realiza-se a 10 de fevereiro de 1840. Quando em 1861 o Príncipe Alberto morre, a rainha confidencia a seu tio que a felicidade da sua vida acabou, sem Alberto era como se não houvesse vida.
A particularidade deste Amor é a de representar um dos poucos casamentos reais realizados entre um casal verdadeiramente apaixonado (a grande maioria dos casamentos resultava de acordos vantajosos para os reinos e/famílias não havendo lugar a escolhas ditadas pelo amor).



                       As Bibliotecas Escolares sugerem
                                     Leituras com