terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O Saco das Mentiras - divulgação

O Saco de Mentiras

de Vergílio Alberto Vieira 



Edição/reimpressão: 1999

Páginas: 88

Editor: Editorial Caminho

ISBN: 9789722112536

Coleção: Livros do Dia e da Noite 
Plano Nacional de Leitura: Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada - Grau de Dificuldade I. 
 

“Viveu em tempos numa aldeia pequenina e distante, um rapaz sonhador que desejava conhecer e tentar a sorte noutros lugares. E, assim pensou, melhor o fez. Despediu-se da família e dos amigos e, ao fim de muitos dias de viagem, acabou por encontrar um bonito palácio, construído num sítio tão alto que quase parecia tocar as nuvens. Ficou deliciado e desejou muito ficar a viver naquele lugar, tão diferente dos outros por onde tinha passado.”
 E assim começa este "Saco de mentiras" mas que mentiras guardará?
Sinopse contida na contracapa:
" Numa tarde de Outono, a velha carripana entrou, aos soluços, no Largo da vila com uma catrefa de garotos a pular à sua volta. Eu pensei: «Querem lá ver que estes pobres diabos são a famosa Companhia de robertos de que nos fala a avó!» Sem tirar nem pôr! A partir desse dia, ao adormecer, todas as sombras passaram a ser gente no teatrinho de fantoches dos meus sonhos, e a voz que, às escondidas, aqui e ali, se levantava, a ser a daquele Capitão-de-olho-de-vidro que fizera dos piratas valentes marinheiros. De mentiras se faz, às vezes, a mais pura verdade."