terça-feira, 25 de junho de 2013

"A Mãe que chovia" - BE nº1

In "A Mãe que chovia" de José Luís Peixoto
   A atividade em torno do livro "A Mãe que chovia", de José Luís Peixoto, envolveu os alunos de 5º ano das turmas B, C, D e E, assim como as respetivas Professoras de Português, e decorreu em 4 sessões (uma para cada turma). 
   Num momento inicial os alunos foram "apresentados" ao autor da obra mediante a exploração da sua biobibliografia sumária.


   Seguiu-se a exploração da capa: olhar a ilustração, pensar no título, reflectir nestes dados e tentar adivinhar o conteúdo da obra.

   Recorrendo a uma apresentação em Powerpoint, a obra foi sendo lida, a várias vozes, ora pela Professora de Português, ora pela Professora Bibliotecária, ora pelos alunos (procurou-se dar um ritmo diferente à leitura e testar a atenção dos alunos).
  Finalizada a leitura, seguiu-se a interpretação e a exploração/ contextualização de três imagens que ilustram a história.


  
   E o que pode uma Mãe "chover"? 
   Cada aluno pensou numa hipótese. Dirigindo-se para outro espaço da BE, os alunos encontraram sobre as mesas de trabalho, "gotas" em papel onde lhes foi pedido que registassem a hipótese em que pensaram.
   Todas as gotas foram afixadas nas vidraças da BE produzindo uma "chuva" de emoções.


   A todos os envolvidos a BE agradece a colaboração e o empenho demonstrados.