Neste ano letivo, a Escola Secundária Conde de Monsaraz dará início a uma série de debates mensais sobre temas da atualidade, escolhidos pelos próprios alunos. Esta iniciativa é fruto de uma colaboração entre os alunos, a professora Sandra Botelho (Biblioteca Escolar) e a professora Elsa Martins, do departamento de Línguas. O projeto conta com o apoio de oito alunos do ensino básico e secundário, que estão empenhados em planear e dinamizar os debates.
Os debates serão abertos a todos os alunos interessados. Para participar, os alunos deverão ler o QR Code fornecido abaixo, preencher o formulário de inscrição e entrar no nosso grupo de WhatsApp. Neste grupo, poderão obter mais informações sobre os eventos e participar das discussões prévias.
O primeiro debate está agendado para o dia 6 de novembro e abordará o tema: "A Liberdade de Expressão”. Este tópico foi escolhido pela sua relevância e capacidade de estimular uma reflexão profunda sobre os direitos e responsabilidades associados à liberdade de expressão. Várias são as vertentes que propomos discutir ao longo da sessão, (estipuladas pelo grupo organizador) a saber: A Liberdade de Expressão deve ter limites ou será que esses limites são uma forma de censura? Podemos realmente ser livres para falar se não somos livres para pensar? Quem decide o que pode ou não ser lido em nome da Liberdade de Expressão? Será que vivemos num país onde podemos dizer tudo o que pensamos? Será que defendemos a liberdade de Expressão ou apenas a liberdade de quem concorda connosco? Estas são apenas algumas perguntas pelas quais nos podemos guiar, mas não há limite de abordagens no debate.
O objetivo principal destes debates é o de promover o pensamento crítico e incentivar os jovens a lerem de modo a terem uma visão informada sobre questões da atualidade. Ao participar, os alunos terão a oportunidade de desenvolver competências essenciais, como argumentação, o saber ouvir e a capacidade de analisar diferentes perspetivas.
Acreditamos que esta iniciativa enriquecerá o ambiente escolar e contribuirá para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a realidade que os cerca.
Convidamos todos os alunos a juntarem-se a nós, porque é cada vez mais importante sermos uma voz ativa num mundo em construção!
Guilherme Ceia, 9ºC