segunda-feira, 4 de março de 2024

LIVRA-TE !

Este ano letivo damos continuidade ao projeto Livra-te! com as turmas do 11º A, B e C.

Livra-te! é uma atividade de leitura e criação, dinamizada em colaboração com as professoras de Português, Teresa Calçada e Céu Nunes, com os objetivos de desenvolver a fruição estética do texto literário e estimular a criatividade, o questionamento e o pensamento critico.

Divulgamos aqui algumas das obras trabalhadas pelos alunos do 11ºC.





A laranja mecânica é a chocante confissão de Alex, um jovem delinquente que relata os seus excessos criminosos na companhia dos amigos Pete, Georgie e Lerdo. Juntos, divertem-se ao máximo a praticar actos de violência, sem sentir qualquer remorso. Detido após a violação brutal da mulher de um escritor, Alex dá conta da sua «reeducação» no contexto de um projecto do Governo para erradicar a violência. Uma vez reinserido na sociedade, as consequências dessa experiência para Alex serão tragicamente inesperadas.
Publicada pela primeira vez em 1962, A laranja mecânica é hoje amplamente reconhecida como uma das obras literárias mais influentes do século XX. 
O livro pode ser lido como uma distopia tragicómica ou como uma fábula sobre o bem e o mal e a importância do livre-arbítrio.

Quando tinha oito anos, Ana Luís pediu pela primeira vez para conhecer o pai. Era muito comum a mãe dizer-lhe que não a tudo - não, não podia ir para casa das colegas porque tinha de estudar; não, não podia comer gelados porque eram só gelo e açúcar. De todas as respostas negativas que estava habituada a receber, porém, aquela foi a que doeu mais. Ana Luís cresce a sentir que lhe falta algo e que não pertence a lado nenhum. A convivência com a mãe, uma mulher fria e dominadora, aprisiona-a num lugar solitário. É na figura do pai que deposita todas as suas esperanças: ele é a peça do puzzle que falta e, quando o conhecer, a sua vida vai finalmente fazer sentido e sentir-se-á completa. AS COISAS QUE FALTAM, o tão aguardado romance de estreia de Rita da Nova, traz-nos a história de uma mulher à procura do seu lugar no mundo. Numa trama de densidade emocional crescente, a autora explora com destreza a complexidade da identidade humana, a importância do círculo familiar e as histórias que se repetem, às vezes de geração em geração.

Ano de 1941: nos salões de um paquete com destino à argentina, o campeão do mundo de xadrez defronta numa última partida um aristocrata vienense, cujo extraordinário e estranho domínio do jogo foi aprendido sob o jugo da tirania.

Esta história desesperada e dolorosa da barbárie nazi foi escrita antes do suicídio do autor no Rio de Janeiro.

         
O livro de finanças pessoais mais vendido de sempre!
O clássico das finanças pessoais que se mantém atual.
Desfaz o mito de que precisa de ter um salário elevado para enriquecer - especialmente num mundo onde a tecnologia, os robôs e a economia global estão a mudar as regras.
Ensina porque adquirir e criar ativos pode ser mais importante para o seu futuro do que um grande salário.
Desafia a crença de que a sua casa é um ativo - como milhões de pessoas aprenderam quando a bolha imobiliária rebentou.
Recorda-nos porque não podemos depender do sistema escolar para ensinar os nossos filhos sobre dinheiro - e por que razão essa competência fundamental para a vida é mais importante hoje do que nunca.
Explica o que deve ensinar aos seus filhos sobre dinheiro - para que possam estar preparados para os desafios e oportunidades do mundo de hoje e desfrutar da vida rica que merecem.


«Existem cinco factores que permitem que se preveja qual dos oponentes sairá vencedor:

Aquele que sabe quando deve ou não lutar;
Aquele que sabe como adoptar a arte militar apropriada de acordo com a superioridade ou inferioridade de suas forças frente ao inimigo;
Aquele que sabe como manter seus superiores e subordinados unidos de acordo com suas propostas;
Aquele que está bem preparado e enfrenta um inimigo desprevenido;
Aquele que é um general sábio e capaz, em cujas decisões o soberano não interfere.»

Uma volta ao mundo intensa, surpreendente e variada longe dos lugares comuns do turismo de massa. Gonçalo Cadilhe viveu o ano mais feliz da sua vida dando uma volta ao mundo.

Este livro é um concentrado de mais de duas décadas a tratar as estradas do globo por tu e um hino à vida.
Seguindo levianamente um itinerário pelos cinco continentes baseado na localização das melhores ondas de surf do planeta, saltando da pobreza extrema da América Latina e da orla do Índico para o excesso de mordomias da Polinésia e da Califórnia, Gonçalo Cadilhe deixa - nos o relato de um périplo variado e original.

"Passagem Para o Horizonte" é a prova de que estamos sempre a tempo de seguir os nossos sonhos.





BOAS LEITURAS !!