sexta-feira, 15 de março de 2024

Exposição da cultura romana e muçulmana na Península Ibérica

Mais uma vez a Biblioteca Escolar Ana Fonseca, da Escola Básica António Gião, foi palco de uma exposição, entre os dias 26 de fevereiro e 8 de março. Neste caso, dos trabalhos dos alunos de 5º ano, turmas A, B, C e E, sob orientação da professora Maria Helina Dias. 
 
 

 
Estes trabalhos surgiram no âmbito do estudo do povo romano e do povo muçulmano, na disciplina de História e Geografia de Portugal e foram alicerçados numa pequena pesquisa onde os alunos deram a conhecer algumas particularidades da cultura romana e muçulmana, percebendo a importância de grandes obras de engenharia antiga para a sociedade nos dias de hoje. 
 
 

 
Para apresentarem os seus trabalhos, os alunos das quatro turmas procuraram expor através de pequenas maquetes obras extraordinárias criadas pelos romanos e muçulmanos. Foram construídas maquetes de aquedutos, templos, pontes, fóruns, domus, colunas, assim como, réplicas do magnífico coliseu de Roma e do extraordinário Panteão. Apresentaram ainda a estrutura das estradas romanas, réplicas das famosas bigas, escudos, espadas e adagas. Foi ainda apresentado um soldado romano em tamanho real devidamente equipado. 
 

 
A acta diurna (considerado o primeiro jornal conhecido), as tábuas cereate (tábuas ou cadernos de cera), pergaminhos e lucernas foram outros aspetos ligados aos romanos em exposição. Em relação ao povo muçulmano prevaleceu a apresentação de maquetes de picotas e noras, o jogo Alquerque e uma grandiosa mesquita.
 
A criatividade e empenho dos alunos foi muito evidente, tal como o envolvimento das suas famílias, dando aso a mais um trabalho colaborativo entre escola/família. Estão todos de parabéns!


Com estes trabalhos, além de desenvolver o gosto pela disciplina e pela Escola e o respeito pelo passado, pretendeu-se conhecer e dar a conhecer um pouco mais da História nacional/regional em estreita ligação com os conteúdos lecionados na disciplina; incentivar a aquisição e consolidação de competências para selecionar, interpretar e organizar informação; desenvolver a sensibilidade estética; conhecer aspetos da cultura romana e muçulmana e a sua influência na Península Ibérica; sensibilizar para a valorização do património e para a utilização de materiais recicláveis e promover um maior envolvimento entre a escola e a família nas dinâmicas escolares.

Prof. Maria Helina Dias