segunda-feira, 25 de março de 2024

Comemorações dos 50 anos do 25 de abril

Na Semana da Leitura e com o objetivo de comemorar os 50 anos do 25 de abril, os alunos do 7º ano da Escola Básica António Gião (EBAG) tiveram a oportunidade de participar numa sessão de esclarecimento especial. O evento, realizado na Biblioteca Escolar Professora Ana Fonseca, foi dinamizado pelo Professor Rui Amendoeira.

Durante a sessão, o Professor Rui Amendoeira transportou os estudantes para uma viagem no tempo, explorando a vida em Reguengos de Monsaraz antes da Revolução dos Cravos. Utilizando fotografias da época, pintou um retrato vivido da sociedade, das tradições e das lutas enfrentadas pelos habitantes locais.

As imagens capturaram momentos marcantes: as ruas, as mercearias, os cafés, os trajes da época e os rostos sorridentes. Os alunos puderam vislumbrar como era a vida quotidiana, as dificuldades e as esperanças que permeavam a comunidade.

 O Professor Rui Amendoeira destacou a importância do 25 de abril de 1974, quando Portugal se libertou da ditadura e abraçou a democracia. Enfatizou como essa data histórica transformou a vida das pessoas em Reguengos de Monsaraz e em todo o país.

A sessão foi enriquecedora e inspiradora, proporcionando aos alunos uma ligação mais profunda com o passado e uma compreensão mais ampla do significado do 25 de abril. As Bibliotecas Escolares do Agrupamento manterão o seu papel como espaço de aprendizagem e reflexão, preservando a memória da revolução que moldou o destino de Portugal e apoiando as diversas iniciativas para celebrar os 50 anos do 25 de abril.

Parabéns aos alunos da EBAG por participarem ativamente nesta experiência histórica e por honrarem a memória daqueles que lutaram pela liberdade e pelos direitos fundamentais. Que estas lições do passado inspirem um futuro mais justo e igualitário para todos.