Na Escola Secundária Conde de Monsaraz está presente a exposição de cerâmica, resultante dos trabalhos realizados por alunos do PIEF 9° ano, e de alunos de Educação Visual do 7° ano, turmas, A, D e F e ainda do 8° ano, turma B.
O trabalho apresentado contou com a colaboração da cerâmica regional de S. Pedro do Corval, em geral e da Olaria Patalim, em particular, pela ausência de uma mufla (forno cerâmico), na nossa instituição escolar.
As unidades de pintura mista e a pintura de cerâmica, realizadas pelos alunos do PIEF, 9° G, foram integradas e planificadas por uma das docentes da Área Curricular de Formação Vocacional, das aulas assistidas, pela formadora Dra. Sara Quarenta, da MÁRGUA.
Os alunos da Escola Secundária tiveram ainda a oportunidade de ouvirem testemunhos da história da arte cerâmica, nomeadamente, regional, nacional por parte da professora observada.
E a evolução da arte cerâmica internacional, através de uma docente de cerâmica, afro-britânica, convidada e autorizada superiormente para partilhar, com os jovens e adultos presentes na sala do PIEF, os seus conhecimentos.
Quem testemunhou, o momento de interação, teve oportunidade de observar, a curiosidade e atenção dos nossos alunos, que se revelaram agradados. Pois esta intervenção serviu de motivação para a realização das práticas pedagógicas em cerâmica.
É de se referir que foram expostas em sala de aula, peças de cerâmica de Barcelos, Nisa e entre outras de Angola e da visitante.
Essa agente cultural, regressou para Bristol, deslumbrada, não só com os nossos jovens, mas também com Reguengos de Monsaraz e Monsaraz, onde a sua câmara fotográfica fez inúmeros registos inúmeros da beleza deste cantão alentejano. Tendo adquirido peças têxteis que não resistiu, dada a originalidade dos padrões.
O professor André Figueiredo foi também um elemento fundamental para o bom êxito da exposição de cerâmica e igualmente muito importante, a cooperação da Técnica de Intervenção Local, Susana Russo e da professora Sandra Fontinha, que cooperaram para que a visita de estudo à Olaria Patalim fosse uma realidade, bem como para a aquisição das peças cerâmicas que forem pintadas pelos alunos do PIEF, 9°G.
Verdadeiramente, todos os docentes colaboraram para que houvesse êxitos nas práticas pedagógicas, realizadas, pelos alunos desta turma.
Os cartazes, os módulos-padrão, entre outras realizações, mereceram o envolvimento de todos.
O nosso, bem haja!
Junto à exposição de cerâmica está também uma construção com telas intitulada "A natureza", trabalho constituído por 12 telas, 0,20mX0,40m, pintura mista, cujo tema é "A Natureza", com representação simbólica do Alentejo, através do sobreiro e dos seus frutos, as bolotas.
Está igualmente representada, a simbologia de África, através da árvore, o imbondeiro e os seus frutos, múcuas, suspensas dos ramos. Esses elementos fazem referências às duas professoras de Formação Vocacional, a alentejana e a angolana. Cada aluno retratou numa tela, elementos da natureza. Revelaram, a sua criatividade, com liberdade, na escolha dos elementos visuais, de origem humana, animal, vegetal e até imaginária, com recursos, às técnicas de impressão e de expressão plástica.
Este trabalho é um marco desta turma, na Escola Secundária de Reguengos de Monsaraz, orientado por Filomena Coquenão e Teresa Paixão.
Filomena Ferreira