terça-feira, 6 de junho de 2023

Aprender de outra forma

Ao longo do ano letivo, e no âmbito dos vários conteúdos abordados na disciplina de História e Geografia de Portugal (5º C) e de Homem, Ambiente e Património (5º E e F – PIPAERM), os alunos foram desafiados a recriar a influência dos vários povos que visitaram ou se estabeleceram em Portugal, nas técnicas decorativas, como a da azulejaria árabe/muçulmana, que teve continuidade com a tradição do azulejo português; a cerâmica grega; os vitrais quando do estudo do estilo gótico e as iluminuras da época medieval.

 

Deste desafio surgiram trabalhos muito interessantes onde é visível a criatividade e empenho dos alunos envolvidos e que culminaram numa exposição patente, entre os dias 31/05/2023 e 14/06/2023, na Biblioteca Escolar Ana Fonseca, da Escola Básica António Gião de Reguengos de Monsaraz.

   

Na disciplina de Homem Ambiente e Património e na área das ciências naturais os alunos (turmas 5º E e F – PIPAERM) fizeram um trabalho de pesquisa sobre um animal em vias de extinção que foi apresentado à turma na forma de cartaz. Também os alunos de 6º Ano (turmas A, B, C e D) fizeram um trabalho de pesquisa sobre o Estado Novo e o 25 de abril que ilustraram com cartazes ou réplicas de um cravo, a flor que se tornou o símbolo da revolução de 25 de abril de 1974. Estes trabalhos pelas suas características de aprendizagem integraram também a exposição “Aprender de outra forma”.

“Aprender de outra forma” foi o nome dado a todas as atividades cujos resultados foram apresentados na exposição e que, além de desenvolverem conhecimentos nas áreas temáticas das disciplinas visadas, foram também buscar saberes de outras disciplinas num espírito de estreita articulação, nomeadamente conhecimentos de matemática, educação visual, educação tecnológica, ciências naturais, TIC e português. De relembrar a elaboração de mosaicos romanos que foram alvo de uma exposição anterior e que também se pode enquadrar neste âmbito. Este projeto também visou desenvolver o gosto pelas disciplinas envolvidas e pela Escola e o respeito pelo passado, assim como sensibilizar para a importância da Biblioteca Escolar num contexto de aprendizagem e ensino.

Maria Helina Dias