Hoje celebra-se o Dia da Europa, assinalado na nossa Biblioteca Escolar pelo Clube de Geografia Geogénio - com a geografia vamos mais além!
No dia 9 de maio de 1950, o Ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, proferiu a Declaração Schuman, na qual propôs a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA). O objetivo era estabelecer um mercado comum para o carvão e o aço entre os países fundadores, incluindo a França, a República Federal da Alemanha, a Itália, os Países Baixos, a Bélgica e o Luxemburgo. A CECA foi a primeira de uma série de instituições europeias supranacionais que levaram à formação da atual União Europeia.
No ano de 1950, cinco anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, os países europeus ainda lidavam com as consequências devastadoras do conflito. Os governos europeus, determinados a evitar a possibilidade de outro conflito tão catastrófico, chegaram à conclusão de que unir a produção de carvão e aço das nações poderia tornar a guerra entre países historicamente rivais, como França e Alemanha, "não só impensável, mas materialmente impossível", como afirmado na Declaração Schuman. Acredita-se que a união dos interesses económicos contribuiria para melhorar o padrão de vida e seria um primeiro passo para uma Europa mais unificada. Por isso, a adesão à CECA foi aberta a outros países.
Citações:
«A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criativos que estejam à altura dos perigos que a ameaçam.»
«A Europa não se construirá de uma só vez, nem de acordo com um plano único. Construir-se-á através de realizações concretas que criarão, antes de mais, uma solidariedade de facto.»
«A congregação das produções de carvão e de aço (...) mudará o destino de regiões que há muito se dedicam ao fabrico de armas de guerra e delas têm sido as principais vítimas.»
Fonte:
União Europeia. Consultado em 9-05-2023. Disponível em: https://european-union.europa.eu/principles-countries-history/history-eu/1945-59/schuman-declaration-may-1950_pt