quinta-feira, 25 de maio de 2023

Abraçar África - Dia de África

A exposição "Abraçar África" teve como principal objetivo comemorar o Dia de África. Sob a coordenação da professora Filomena Ferreira, as turmas 9ºG e 7ºF participaram na elaboração dos trabalhos, contando com a colaboração dos professores André Figueiredo, Maria da Luz Gonçalves e Teresa Paixão, bem como da TIL do 9ºG, Susana Russo.

O Dia de África, celebrado anualmente em 25 de maio, é uma data de grande significado histórico. Foi nesse dia, em 1963, que a Organização de Unidade Africana (OUA) foi fundada em Addis Abeba, Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o dia 25 de maio como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África. Mesmo com a transformação da OUA em União Africana (UA) em 2002, a celebração dessa data essencial foi mantida.

O Dia de África recorda-nos a luta pela independência do continente africano, contra a colonização europeia e o regime do Apartheid, além de simbolizar o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre. É uma ocasião de reflexão sobre as conquistas e desafios enfrentados pelos países africanos rumo à autodeterminação e prosperidade.

A exposição "Abraçar África" tem como objetivo promover uma maior compreensão e apreciação da rica cultura africana entre os alunos e a comunidade escolar da Escola António Gião. As turmas 9ºG e 7ºF envolveram-se ativamente na organização da exposição, que abordou diferentes aspetos da herança africana, como história, arte, música, dança, literatura, culinária e costumes tradicionais.

Sob a orientação da professora Filomena Ferreira, os alunos realizaram pesquisas aprofundadas e selecionaram cuidadosamente os materiais que foram exibidos. Empenharam-se para criar um ambiente envolvente e informativo que promova uma visão autêntica e positiva de África.

Por meio da exposição 'Abraçar África', pretendeu-se destacar a riqueza cultural e o legado histórico do continente africano. É uma oportunidade para os alunos descobrirem as maravilhas da África e desenvolverem um senso de respeito e admiração pela diversidade do nosso mundo.