segunda-feira, 6 de junho de 2022

E depois do 6º ano, que língua estrangeira escolher?

                                       

Maio foi o mês da língua francesa no Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz!

Concursos, exposições, desfiles, música ...assim aconteceu!
As imagens referem-se aos chapéus vencedores ...mas todos ganharam! Especialmente quando temos alunos de espanhol a participar em atividades de francês, este é o espírito!

Aprender mais e melhor e participar nas atividades que a escola nos proporciona. Dizer NÃO há indiferença, querer fazer sempre mais e melhor construindo, assim, uma escola mais participativa e um futuro mais promissor!  Aprender línguas é hoje uma competência essencial, porque somos cada vez mais cidadãos do mundo...

Como é sempre difícil fazer a escolha da língua estrangeira, a professora Alice Machado (professora do 3º ciclo, Agrupamento de Escolas de Lamaçães - Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Lamaçães), no Correio do Minho, apresentou alguns argumentos a favor do francês:

"Nas relações sociais e de trabalho com estrangeiros, percebi que a língua inglesa me fazia muita falta por ser, de facto, uma língua “franca”, no sentido de que é língua de comunicação para qualquer estrangeiro, e que, por dominar a língua francesa, conseguia comunicar muito bem com quem falasse esta língua. Mas cedo concluí que, mesmo sem ter aprendido Espanhol ou Italiano, não tinha dificuldades em comunicar com gente dessas nacionalidades. (...)

Talvez agora o mais importante seja mesmo saber que “A aprendizagem de uma língua mais difícil torna-se mais fácil, rápida e eficiente se acontecer mais cedo.” e que “As crianças têm muito mais facilidade em aprender línguas do que os adultos.”

Nesta fase, talvez o melhor seja mesmo dizer: “O meu filho vai aprender Francês ou Espanhol porque é a língua que ele quer aprender! “

Deixemos que uma relação afetiva com a segunda língua estrangeira se estabeleça; ajudemos cada adolescente a perceber que quantas mais línguas aprender, mais facilidade terá em compreender as pessoas e o mundo. Será certamente mais feliz."

 Fonte: https://correiodominho.pt/cronicas/e-depois-do-6-ano-que-lingua-estrangeira-escolher/1608

Para além destes argumentos leia aqui sobre algumas razões para aprender francês:

  • A França oferece um bom clima, paisagens inigualáveis, cidades e cidades cheias de história e cultura, cozinha requintada (crepes, ratatouille, croissants ...), etc;

  • Aprender francês pode ajudá-lo na sua carreira profissional: indique no seu currículo que você fala francês e isso abrirá muitas portas! Se tem a sua própria empresa, falar francês pode facilitar trocas comerciais ou mesmo expandir seu negócio e levá-lo para outro país;

  • Como já mencionámos, o francês é uma língua muito difundida que tem cerca de 300 milhões de falantes em todo o mundo;

  • Aprender francês pode permitir ir trabalhar um dia para França ou noutros países que tenham esse idioma como língua oficial. Tal é o caso do Canadá, Suíça, Bélgica, Senegal... Conhecer o francês ajuda a viajar  com muito mais segurança em todos esses países;

  • Há um grande número de artistas (cantores, atores, escritores ...) de origem francófona: Celine Dion, Stromae, Charles Aznavour, Marion Cotillard, Vincent Cassel, Gérard Depardieu, Audrey Tatou, Camus, etc.

  • Aprender francês pode ser muito fácil para um português pois ambos os idiomas têm muitos traços em comum.

Adaptado de: https://www.superprof.pt/blog/espanha-franca-optar-por-qual-linguagem/

 

     

  

ATREVE-TE e junta-te a nós, vem aprender francês!