sexta-feira, 29 de abril de 2022

Dedicatória para alguém - Escrita criativa em 77 palavras - 8.º E

Os alunos de 8ºE, com o professor António Augusto, participaram na atividade de escrita criativa em 77 palavras promovida pela Biblioteca Escolar, em articulação com a escritora Margarida Fonseca Santos. 

Desafio n.º 26 - dedicatória para alguém

Hoje peço-vos um texto especial – uma dedicatória!

Gostava que dedicassem a vossa história a alguém:

· Alguém que adoram;

· Alguém que veneram;

· Alguém que detestam;

· Alguém que precisava de ouvir das boas;

· Alguém que não sabe o valor que tem;

· Alguém que… enfim, o que quiserem!

 

Dêem-lhe as vossas 77 palavras, vá!

 

Aqui ficam as histórias em 77 palavras escritas pelos alunos:

Dedico este texto não a uma pessoa, mas sim, a um personagem. Um personagem não como os outros, mas um personagem que tentou alcançar a liberdade que tanto queria. Teve de fazer escolhas difíceis e teve de tomar medidas difíceis, as quais eu percebo que teve de fazer. Um personagem que se sacrificou pelo bem-estar e pela paz de toda a humanidade. Ainda hoje relembro a mudança que ele tentou fazer nesse dia...lágrimas corriam junto com sangue.

Lara

Consulte AQUI o desafio publicado no blogue Histórias em 77 palavras.

---- 

Enquanto arrumava as malas para as mudanças, encontrei o que menos esperava encontrar.

Há quatro anos que não toco naquele violino e não vejo o piano.

Não consigo aceitar que tudo isto foi culpa minha, e ter mentido só me fez sentir cada vez pior.

Não tive a oportunidade de me despedir corretamente. Foi tudo tão rápido.

O nosso grupo nunca mais foi o mesmo depois do..."acidente".

Hoje, fiz 16.

Obrigada por cada história, cada memória.

S.

Catarina

Consulte AQUI o desafio publicado no blogue Histórias em 77 palavras.

---- 

Mãe, posso tentar fazer tudo para retribuir o que já fizeste por mim, mas sei que nunca vou conseguir nem chegar perto. Então, queria deixar registado todo o amor que sinto por ti. Escrevo estas palavras porque sempre estiveste presente quando eu precisei de ti e, tal como sempre estiveste para mim e para o mano, vamos estar sempre para ti. Tenho muito orgulho de ti pela pessoa incrível e pela boa mãe que és para mim.

Miguel

Consulte AQUI o desafio publicado no blogue Histórias em 77 palavras.

---- 

Vou falar hoje de uma pessoa que me deixou cheia de esperança e ajudou muitas pessoas em momentos difíceis. Passou por momentos complicados, mas nunca perdeu o seu desejo de ser livre. No início, era alguém que acreditava não ter potencial e ser inútil, mas, no fim, conseguiu perceber que era especial, fez a diferença e protegeu a vida de muitos. Mesmo tendo de discutir com os próprios amigos, nunca abdicou dos seus valores e foi avante. 

Ana

Consulte AQUI o desafio publicado no blogue Histórias em 77 palavras.

---- 

Tinhas uma comunidade de fãs cá em baixo. Para quê as parvoíces? Eras um deus! Fazias músicas com letras e beats que mudavam as vidas de algumas pessoas. Descobriste o mundo da música “emo rap” que a nova geração gosta. Só não percebo porque nos media, só quando um artista morre é que ganha fama. Muita gente gosta de ti e da tua música. Temos todos muitas saudades de ti. Até um dia, Gustav “Lil Peep”.

Dinis

Consulte AQUI o desafio publicado no blogue Histórias em 77 palavras.

---- 

Benfica, és muito especial para mim. Quando te vejo jogar, é a melhor sensação do mundo. Ainda me lembro, há uma semana atrás, quando passámos para os quartos de final da "Champions League". Só pulava de alegria e gritava. Enfim, sem ti não conseguia viver. Quando somos campeões são os dias mais felizes de toda a minha vida. Sou do Benfica desde que nasci e não me arrependo. Só falta dizer uma coisa muito importante. AMO-TE, BENFICA!!!

Tomás

Consulte AQUI o desafio publicado no blogue Histórias em 77 palavras.

---- 

Estou a escrever-te este texto porque tu és uma pessoa muito especial. Conheci-te há 4 anos e nem pensava que esta amizade ia durar tanto. Sempre te desvalorizaste muito a ti própria, mas sempre te disse, digo e direi que és linda como és! Sempre que estou contigo, rimos sem destino e o tempo passa tão rápido... És como se fosses a minha irmã. Tu és luz, alegria e carinho. E como nós dizemos, juntas para sempre. 

Lara

Consulte AQUI o desafio publicado no blogue Histórias em 77 palavras.

---- 

Gostaria de dizer que te queria mais perto, porém as coisas não funcionam sempre como nós queremos.

Ainda assim, tenho um carinho tão grande por ti que nem fazes ideia!

Guardo uma mágoa tão grande, mas não te culpo.

Nos últimos tempos, só te contam coisas más sobre mim e o que mais me magoa é que tu acreditas.

Muitas vezes pergunto-me se não tens olhos para ver por ti mesmo!!

Mas, acima de tudo, eu adoro-te!

Clara

Consulte AQUI o desafio publicado no blogue Histórias em 77 palavras.

---- 

"És uma pessoa incrível. Sempre me apoiaste no que mais precisei e vou ser sempre grata por isso. 

Muitos momentos juntos. Mas, nem sempre eram flores.

Talvez não esteja a ser uma boa altura para os dois. Ter o sentimento que te perdi, que te desiludi. Espero que me perdoes como eu te perdoei. Todos cometemos erros.

Podemos não conseguir estar juntos e nunca mais voltar a estar, mas eu vou amar-te, mesmo que não me ames."

Vitória

Consulte AQUI o desafio publicado no blogue Histórias em 77 palavras.

---- 

No momento em que escrevo este texto, abril de 2022, sinto-me muito orgulhosa de dizer que amo o meu avô!! Ele é a pessoa mais importante para mim. Todos os conselhos, todas as ajudas, com tudo isso sei que ele só quer o meu bem!! Ele diz para ter cuidado, para estudar sempre que tenha tempo, e tudo o que ele diz, eu levo a sério, pois ele sabe o que diz!! Amo muito o meu avô!

Consulte AQUI o desafio publicado no blogue Histórias em 77 palavras.

---- 

Escrevo este texto, em abril de 2022. Tu tens 82 anos e eu 13. Sei que não vais acompanhar toda a minha vida, mas se pudesse escolher pessoas para ficarem, escolhia-te a ti, à mãe, ao pai e ao mano, pois são as melhores pessoas que tenho na minha vida. Agradeço os momentos que partilhamos juntas e espero que as nossas brincadeiras continuem.

Ninguém tem um abraço melhor do que o teu, adoro-te!

Beijinhos da tua neta :)

Consulte AQUI o desafio publicado no blogue Histórias em 77 palavras.

---- 

Dedicatória à minha mãe…

A minha mãe é a mulher mais bonita que já vi. Tudo o que sou devo-o à minha mãe. A minha educação moral, intelectual e física que recebo todos os dias. A minha mãe esforça- se todos os dias para me ajudar a ser uma pessoa melhor, um ser humano justo, correto, amigo, e, principalmente, estar sempre pronto para ajudar. Quero agradecer-lhe por tudo o que faz por mim.

Obrigado, minha querida mãe!

Consulte AQUI o desafio publicado no blogue Histórias em 77 palavras.

---- 

Tu és uma das pessoas mais importantes para mim, e eu sei que quando te fores, vai ser difícil porque foste tu quem me criou e tomou conta de mim quando era mais nova.

Raramente te vejo, mas, quando isso acontece, fico muito feliz! Só queria que algum dia voltasses a casa para passares um dia comigo e com o resto da família, mas nesta situação sei que vai ser difícil. Sinto muito a tua falta, bisavó.

Consulte AQUI o desafio publicado no blogue Histórias em 77 palavras.

---- 

Triste por não te ter beijado no último dia de verão, quando estávamos de pés nus na areia fina da praia a observar as ondas do mar, disfrutando da nossa companhia.

Triste por pensar que um dia me poderias ter pertencido, por não ter dito que te amava. Ainda te continuo a amar, pois, o sentimento não desapareceu.

E, agora, ao olhar de novo para a lua, lembro-me de quão triste eu estou e sou, sem ti.

Consulte AQUI o desafio publicado no blogue Histórias em 77 palavras.

---- 

TextJahseh Dwayne Ricardo Onfroy, mais conhecido como "XXXTENTACION", era um grande artista. Fazia "emo rap", "trap" e rock.

Nasceu no dia 23 de janeiro de 1998 nos Estados Unidos da América mas, infelizmente, acabou por morrer muito cedo, no dia 18 de junho de 2018.

Tinha imensas tatuagens e uma linda pele escura.

Eu amo as suas músicas, principalmente, “ Jocelyn Flores”, a minha preferida. 

Apesar de ele já ter morrido, permanecerá para sempre na minha memória.

Consulte AQUI o desafio publicado no blogue Histórias em 77 palavras.

---- 

Mana, no momento em que escrevo este texto, abril de 2022, estou a pensar em ti, no que estás a fazer, se estás bem, se precisas de mim, se estás a pensar em mim. Sabes que preciso muito de ti. És a minha melhor amiga. És uma pessoa em que eu confio, com quem partilho tudo. És uma das melhores pessoas que podia ter. Sabes que gosto muito de ti, apesar das nossas discussões, I love you!

Consulte AQUI o desafio publicado no blogue Histórias em 77 palavras.