quinta-feira, 24 de março de 2022

Apresentação de Livros = S. Marcos do Campo = Dá asas à leitura

No âmbito do desenvolvimento do projeto "Pequenos Leitores" promovido pela professora Manuela Favita, na Escola Básica de S. Marcos do Campo e em articulação com o projeto "Dá asas à Leitura", a professora bibliotecária esteve com a turma, para assistir às apresentações que os alunos prepararam para lhe mostrar.

Os livros escolhidos pelos alunos, para fazerem a apresentação, foram:

-O Cuquedo de Clara Cunha e ilustração de Paulo Galindro.

O Cuquedo constitui um exemplo de um álbum narrativo de qualidade que resulta de uma parceria muito relevante entre autor do texto e autor das ilustrações. Estas caracterizam-se pela forma cuidada como recriam as personagens, sublinhando toda a expressividade das situações e até o seu carácter repetitivo. Além disso, sugerem dinamismo e ação pelo jogo que é estabelecido entre diferentes planos e perspetivas, acrescentando suspense ao ato de virar a página. O paralelismo da narrativa é retomado com cautela nas imagens nas quais vão sendo adicionadas as várias personagens, num curioso efeito de preenchimento cada vez mais humorístico. O ilustrador joga ainda com as relações de tamanho, propondo diferentes tratamentos das páginas do livro. O nonsense e mesmo o absurdo das situações resultam do estranhamento relativo à personagem desconhecida que empresta o título à história e que será descoberta, com surpresa, no final.

O Cuquedo está à solta! Mas... o que é o Cuquedo? Será um pássaro? Será um avião? Não! É uma lengalenga original e muito divertida. Para crianças a partir dos 2 anos.
  

 Ana Margarida Ramos, Goodreads


 

 

- Bambi - Contos solidários

Nas profundezas do bosque nasce um veadinho. Mais tarde, Bambi conhece o coelhinho Tambor e a doninha Flor, que serão seus amigos para sempre. Acompanhado pela sua mãe, conhece as delícias da vida numa grande pradaria. Mas também tem de aprender a escapar do perigo! Do fogo, que arrasa o bosque, e das espingardas dos caçadores! Contos Solidários de encantar e uma coleção de sorrisos que ficará para a história. Esta iniciativa da Disney e da LeYa, com o apoio da Missão Continente, nasceu para ajudar a Operação Nariz Vermelho e muitas crianças hospitalizadas.

 



Estes momentos são sempre muito especiais, pois são os alunos que escolhem os livros que querem apresentar e empenham-se bastante para contagiar os colegas com a sua história. Esperemos que o gosto pela leitura permaneça!

Muito obrigada, por estes preciosos momentos!