segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Juntos criamos o futuro - Proteger o património

À semelhança do ano anterior, a Biblioteca Escolar deu continuidade ao projeto Juntos criamos o futuro - Proteger o Património, planificado de acordo com o referencial Aprender com a Biblioteca Escolar e integrado na Rede de Escolas UNESCO.

Este ano letivo contamos com a participação das turmas 4ºD da Escola Básica Manuel Augusto Papança, 5ºB, 5ºC e 5ºD da Escola Básica António Gião e 9ºC, 9ºD, 10ºE e 11ºE da Escola Secundária Conde de Monsaraz.

Numa primeira sessão, foram apresentados aos alunos os objetivos do projeto e foi feita uma explanação sobre a United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), traduzido para português como: Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura.

A lista da UNESCO do Património Mundial foi o mote para o desenvolvimento do projeto cujos objetivos são o reconhecimento, a valorização e a proteção do  património cultural, local e ambiental. 

A par destes objetivos, as sessões planificadas também têm como finalidade  educar para uma cidadania global, sensibilizar  para o Desenvolvimento Sustentável, desenvolver as literacias da leitura, da informação e dos media, assim como adquirir conhecimentos através de novas metodologias de trabalho.

Na segunda sessão, na aula de Português, foi explorado o livro Viagem ao Património Português de Rita Jerónimo e Alberto Faria. 


Na aula de HGP, os alunos visualizaram a apresentação Conhecer o Passado para compreender o Presente e posteriormente efetuaram uma pesquisa na internet e no acervo físico sobre património local e cultural. Cada aluno selecionou um bem patrimonial e elaborou a sua ficha técnica.

Com a orientação dos professores de Educação Tecnológica e a colaboração dos encarregados de educação, os alunos do 5º ano elaboraram maquetes sobre as comunidades recoletoras, agro-pastoris, monumentos megalíticos e/ou arte rupestre. Estas maquetes estiveram patentes numa exposição na biblioteca da Escola Básica António Gião.



 Uma viagem à Pré-história

As primeiras comunidades humanas na Biblioteca escolar

Entre os dias 14 e 19 de fevereiro de 2022, estiveram em exposição trabalhos realizados por alunos de 5º ano, sobre as primeiras comunidades humanas, na biblioteca Escolar da Escola Básica António Gião de Reguengos de Monsaraz.
No âmbito do Projeto “Juntos Criamos o Futuro – Proteger o Património” os alunos do 5 ano, das turmas B, C e D, foram desafiados pela professora de História e Geografia de Portugal, Maria Helina Dias, a elaborarem trabalhos sobre as primeiras comunidades humanas na Península Ibérica, incluindo representações dos monumentos megalíticos existentes na região de Reguengos de Monsaraz.
Na exposição pudemos ver maquetes de povos recoletores e agropastoris. Também houve representações da arte rupestre e da arte megalítica, nomeadamente pinturas e gravuras rupestres e também antas ou dólmens, cromeleques e menires. Como a região é muito rica em monumentos megalíticos houve representações dos mesmos, mormente, maquetes da Anta do Olival da Pega I e II, cromeleque do Xerez, menir do outeiro, menir da herdade do Barrocal e também do menir Rocha dos Namorados.
Esta exposição teve muita adesão, entre adultos e crianças que apreciaram e manifestaram interesse em escolher o melhor trabalho.

Texto coletivo elaborado na aula de Português pela turma do 5º C

Clique na seguinte imagem e veja a exposição virtual:

Numa outra sessão foi proposto aos alunos uma pesquisa oral junto de  familiares e conhecidos sobre memórias de património local (materiais e imateriais). Estas memórias foram partilhadas nas turmas participantes. Mais tarde, os alunos recolheram objetos esquecidos no tempo, elaboraram o seu registo e montaram uma exposição denominada Objetos de outros tempos.

 

Em breve partilharemos mais atividades, mais descobertas!