quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Apresentação de histórias - Perolivas

A professora Fátima Aleixo e a professora bibliotecária, no âmbito da atividade "Dá asas à Leitura" propuseram aos alunos do 3.º e 4.º ano da Escola de Perolivas que escolhessem um história e apresentassem à turma, para que todos ficassem a conhecer as histórias uns dos outros.


Os alunos requisitaram livros da biblioteca e aceitaram o desafio, tendo escolhido os livros que se seguem.

Um Lobo pela Trela de Guido Visconti.

Foi com grande entusiasmo que o aluno nos contou a história de um agricultor que tinha uma difícil tarefa: levar uma couve, uma ovelha que gosta de couves e um lobo que gosta de ovelhas até à feira. O pior é que ele tem de atravessar um rio numa barca pequena. Será que ele consegue evitar que a ovelha coma a couve e que o lobo coma a ovelha?

Podem ver aqui a história contada por Gabriela Antunes no âmbito da iniciativa "1,2,3... vamos ouvir outra vez", promovida pelo município do Fundão:

Uma corrida de vassouras de Nicha Alvim:

 

Com esta história ficámos a conhecer Cornélia que gosta de voar sobre a cidade, com o seu chapéu pontiagudo, avental de bolsa mágica, sempre acompanhada do seu gato preto.


O pequeno dragão-d´água de Genevière Cordelle:

É uma história sobre a amizade entre uma menina e um dragão-d'água que ela tem de devolver ao mar.

 

O meu tetravô... era um guerreiro de Riccardo Francaviglia:


Nesta história é explorado o conceito de herança familiar, muito importante para explorar com os nossos alunos.

Uns óculos para Rita de Luísa Ducla Soares:

Na sua apresentação a aluna focou a importância de usar óculos sempre que se precisa, para que o mundo se torne mais rico, mais nítido e também mais colorido.

Espanta-Pardais de Maria Rosa Colaço:


Na sua apresentação o aluno fez a leitura da história contando-nos sobre as aventuras de Espanta-Pardais, Maria Primavera e o Pássaro Verde.


Boas Leituras!