sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Dá asas à leitura: O Gigante Egoísta

 

"Dá asas à leitura" é o projeto de leitura dinamizado pelas professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz.

A professora bibliotecária, Vera Saraiva, esteve na Escola Básica de Perolivas a dinamizar a leitura do conto "O Gigante Egoísta" para os alunos do 3.º e 4.º anos da professora Mª de Fátima Aleixo.


Nesta obra, magnificamente ilustrada por Fátima Afonso, encontramos dois dos mais belos contos escritos para a infância: O Gigante Egoísta e O Príncipe Feliz. Neles Oscar Wilde lembra-nos que só através do Amor e da Partilha podemos alcançar a felicidade e fazermos com que a Primavera chegue a todos os corações, criando o Paraíso na Terra.



Após a leitura realizaram-se as seguintes atividades online:

Sequência da história:

 
Preenchimento de espaços:

Foi abordada a questão do egoísmo e da generosidade, tendo-se assinalado algumas passagens que demonstram o egoísmo do Gigante, como por exemplo:

"-O jardim é MEU – disse o Gigante. – Toda a gente tem de compreender isto e não permitirei que ninguém venha aqui brincar, a não ser eu.

Construiu então um alto muro a toda a roda e afixou nele este aviso: É proibida a entrada. Proceder-se-á contra os transgressores.

Ele era um Gigante muito egoísta."

 

Em oposição à bondade demonstrada na segunda parte da história, como por exemplo:

 

"-Agora o jardim é vosso, meus meninos – disse o gigante. Pegou numa grande picareta e derrubou o muro. E, ao meio dia, as pessoas que iam para o mercado viram o Gigante a brincar com as criancinhas no mais belo jardim que jamais tinham visto."

Posteriormente os alunos realizaram a atividade:

 

Foi uma manhã muito agradável e os alunos participaram com bastante entusiasmo e alegria.