quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

A ovelhinha preta: Dá asas à leitura

 

No âmbito do projeto de leitura "Dá asas à leitura" desenvolvido em articulação com os professores de 1.º ciclo, a professora bibliotecária esteva na Escola Básica do Campinho, na sala da professora Cidália Melrinho a realizar a leitura da história "A ovelhinha preta" de Elizabeth Shaw.

 


Este livro encantador conta as aventuras de uma ovelhinha preta — como salvou todo o rebanho durante a tempestade de neve e deu ao pastor uma ideia brilhante. Bem feito para o cão! Um livro para crianças sobre a igualdade e a diferença, com desenhos a preto e branco.

 in wook

 

 

 


Antes da leitura assistimos a um documentário sobre a arte milenar do fabrico artesanal da lã. Intitulado "O Caminho da lã", o documentário ilustra todo o processo do fabrico artesanal da lã para que os alunos fiquem mais contextualizados com o vocabulário e procedimentos presentes na narrativa. Clique na imagem para ver o documentário:

Foi ainda realizada uma atividade de consolidação, de ordenação da história, clique na imagem para realizar a atividade:


Finalmente os alunos realizaram o seguinte trabalho:


Aqui ficam algumas fotografias da atividade: