segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2021

Este ano o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2021, no nosso Agrupamento, foi comemorado com os alunos do 1.º ano, 5.º ano e 9.º ano. O tema do MIBE 2021 “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo” é baseado no tema da Conferência da IASL de 2021 “Uma rica tapeçaria de prática e pesquisa ao redor do mundo.” A expressão “Era uma vez…” transporta-nos imediatamente para o mundo mágico dos livros, através do qual partilhamos a vida de fadas, duendes e muito mais. Existem histórias que foram transmitidas há muito tempo, de geração em geração, e que nos ensinam sobre os valores humanos e a cultura.

As bibliotecas escolares têm vindo a realizar diversas atividades que visam as bibliotecas, os livros e a leitura.

Os alunos do 1º. 5º e 9º anos visitaram a biblioteca e ficaram a conhecer os serviços, as regras e o horário de funcionamento daquela que é agora a sua biblioteca. Também ficaram a conhecer o blogue e a conta instagram das BE do agrupamento.

No final, como não podia deixar de ser, houve momentos de leitura e de imaginação!

Os alunos do 1º ano ouviram um conto e em seguida ilustraram. Clique em cima de cada um dos ebooks para ver as publicações completas:

1.º A


1.º B

1.º C


Os alunos do 5.º ano realizaram a leitura de um conto e posteriormente deixaram os seus comentários num padlet que pode consultar aqui:

Os alunos do 9.º ano relembraram histórias de encantar e  participaram no desafio: "Se eu fosse uma personagem de um conto tradicional seria...". Consulte aqui as participações dos alunos:


Aqui ficam algumas fotografias: 

Biblioteca da Escola Básica Manuel Augusto Papança


Biblioteca Professora Ana Fonseca da Escola Básica António Gião



Biblioteca da Escola Secundária Conde de Monsaraz