segunda-feira, 19 de julho de 2021

Rede de Escolas Associadas da UNESCO

A candidatura de adesão à Rede de Escolas Associadas da UNESCO apresentada pelo nosso agrupamento foi bem sucedida, pelo que vimos anunciar esta boa notícia.

A Rede das Escolas Associadas da UNESCO trabalha em prol de três grandes áreas:

1 - Cidadania global e uma cultura de paz e não violência
2 - Desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis
3 - Aprendizagem intercultural e a valorização da diversidade cultural e do património

"Para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se à volta de quatro aprendizagens fundamentais, que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes."

In Educação - Um Tesouro a Descobrir
Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI

Projeto - Proteger o Património

Cumprindo com as orientações emanadas da Rede de Escolas Associadas da UNESCO, o agrupamento deu inicio ao projeto: Proteger o Património.

Este projeto foi desenvolvido pela Biblioteca Escolar e contou com a participação das turmas 3ºD da Escola Básica Manuel Augusto Papança, 7ºF da Escola Básica António Gião e 10ºE da Escola Secundária Conde de Monsaraz.

Numa primeira sessão, foi apresentada aos alunos a United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), traduzido para português como: Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura.

O tema do património cultural, local e ambiental foi o mote para o desenvolvimento do projeto. 

Após uma visita guiada à cidade de Reguengos de Monsaraz para reconhecimento de património local e uma introdução e pesquisa sobre a arte popular, os costumes e as tradições regionais, a nossa atenção foi direcionada para o montado e para a criação de gado ovino Merino (raça autóctone perfeitamente adaptada às difíceis condições que caraterizam este ecossistema) em regime extensivo. 

O gado ovino Merino, outrora criado exclusivamente pela lã de alta qualidade, é atualmente também destinado à produção de queijo e carne.

Este tipo de gado continua a ter muita importância para a agricultura regional e contribui de forma muito evidente para a fertilização das terras pobres onde pasta.

Foi feita uma visita a uma herdade local onde foi possível observar a paisagem do montado, conversar com os produtores e assistir à tosquia do rebanho.

Partilhamos aqui o vídeo realizados👇

https://drive.google.com/file/d/1BLO2_KMmRKmC4A6h3VVzGI_4JN_jg_-j/view?usp=sharing

                                             

A partir daqui foram desenvolvidas diversas atividades, cujo tema se focou na exploração da lã e tendo como base a produção das mantas tradicionais alentejanas, tais como: leitura temática da obra O Ciclo da Lã de Cristina Quental e Mariana Magalhães, exploração de vocabulário temático, desenho e pintura de módulos e de padrões geométricos, construção de teares e elaboração de trabalhos em tecelagem. 

Manta alentejana

Algumas fotografias dos trabalhos concretizados 👇