segunda-feira, 5 de abril de 2021

Livro da semana

O Vento nos Salgueiros (no original The Wind in the Willons) é um clássico da literaura infantil, escrito em 1908 por Kenneth Grahame.

Este livro relata-nos as aventuras de cinco amigos: o Toupeira, o Rato, o Sapo, o Texugo e o Lontra. Estas personagens, ainda que muito diferentes na sua natureza e hábitos, arranjam forma de subsistir lado a lado em perfeita harmonia. É uma história de amizade e crescimento, é uma alegoria da vida humana num mundo intemporal feito de contrastes sociais.

O Vento nos Salgueiros transporta-nos de volta à infância, ao mundo da imaginação, e recorda-nos o valor da amizade.

Leitura obrigatória para todas as idades.

PNL - Livro recomendado para o 9º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.


"Podemos discutir acerca dos méritos da maior parte dos livros e, na discussão, compreender o ponto de vista do interlocutor. Podemos até chegar à conclusão de que, afinal, ele tinha razão. Mas não podemos discutir acerca de O Vento nos Salgueiros. O rapaz apaixonado oferece-o à namorada e, se ela não gostar, pede-lhe que devolva as cartas de amor que lhe escreveu. O velho experimenta-o no seu sobrinho, e altera o testamento em conformidade. Este livro é um teste de carácter. Não podemos criticá-lo, porque ele nos está a criticar a nós. (...) Devo, no entanto, aconselhar o leitor: quando pegar neste volume, não tenha a presunção de julgar o meu gosto literário ou a mestria de Kenneth Grahame. Quando iniciar a leitura, estará apenas a julgar-se a si próprio. Poderá merece-lo, não sei. Sei, isso sim, que é o leitor que estará a ser julgado."

A. A. Milne 
(autor do Winnie-the-Pooh)

Não podemos deixar de partilhar aqui algumas das maravilhosas ilustrações desta obra.

Ilustração de Inga Moore
Ilustração de Inga Moore

Ilustração de Inga Moore
Ilustração de Inga Moore

Ilustração de David Roberts
Ilustração de David Roberts

Ilustração de Chris Dunn
Ilustração de Chris Dunn
           

Ilustração de E. H. Shepard




"Kenneth Grahame nasceu na cidade de Edimburgo, na Escócia, em 1859. Quando tinha quatro anos de idade, mudou-se com a família para uma vila costeira, Inverary. Segundo as suas próprias palavras, a sua vida e a nova casa faziam-no sentir-se feliz e seguro. No entanto, um ano depois, tudo mudaria: morreria a mãe e o pai deixá-lo-ia, juntamente com os seus três irmãos, a cargo da avó materna, que os educaria num lugar idílico, à beira do rio Tamisa, no sul de Inglaterra. Grahame não pôde concretizar o seu desejo de estudar na Universidade de Oxford. Em vez disso, tornou-se funcionário do Banco de Inglaterra, conciliando a profissão com a actividade que mais lhe interessava: a escrita. As suas histórias foram publicadas em vários periódicos e o seu nome conquistou a fama através das obras The Golden AgeDream Days e, definitivamente, O Vento nos Salgueiros, publicado pela primeira vez em 1908. Grahame faleceu em julho de 1932."    

                         

Bertrand editora