Hoje é dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
Por ser segunda feira, é dia de sugestão de leitura e, também por ser Dia Internacional da Mulher, as Bibliotecas Escolares propõem a leitura do livro Uma Educação, de Tara Westover, que retrata a história real de uma mulher que se reinventa e autonomiza através da educação.
Este livro está disponível na BE da ESCM.
* Sobre o livro...
"Tara Westover cresceu a preparar-se para o Fim dos Tempos, para ver o Sol escurecer e a Lua pingar como se estivesse a sangrar. Passava o verão a fazer conservas de pêssegos e o inverno a cuidar da rotatividade das provisões de emergência da família, na esperança de que, quando o Mundo dos Homens acabasse, a sua família continuasse a viver.
Não tinha certidão de nascimento e nunca pusera um pé na escola. Não tinha boletim médico, porque o pai não acreditava em médicos nem em hospitais. Não havia quaisquer registos da sua existência.
O pai foi ficando cada vez mais radical com o passar do tempo e o seu irmão mais violento. Aos dezasseis anos, Tara decidiu educar-se a si própria. A sua sede de conhecimento haveria de a levar das montanhas do Idaho até outros continentes, a cruzar os mares e os céus, acabando em Cambridge e Harvard. Só então se perguntou se tinha ido longe de mais. Se ainda podia voltar a casa.
Uma Educação é a história apaixonante de uma mulher que se reinventa. Mas é também uma história pungente de laços de família e de dor quando esses laços são cortados. Com o engenho dos grandes escritores, Tara Westover dá forma, a partir da sua experiência singular, a uma narrativa que vai ao cerne do que é a educação e do que nos pode oferecer: a perspetiva de ver a vida com outros olhos e a vontade de mudar."
Bertrand editora, texto adaptado.
* Sobre a autora...
Tara Westover, nascida a 27 de setembro de 1986, em Clifton, Idaho, EUA, é uma escritora, ensaísta e historiadora norte-americana. O seu livro de memórias, Uma Educação, foi classificado pelo The New York Times como um dos 10 melhores livros de 2018. O livro foi finalista de vários prémios e a autora foi escolhida pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes de 2019.
Os seus pais, pertencentes a uma organização religiosa, opunham-se à escola pública e ao sistema de saúde. Tara, a mais nova de cinco irmãos, cedo começa a trabalhar no ferro-velho do pai ou a cozinhar com a mãe, uma parteira autodidata. O irmão mais velho ensina-a a ler e, à medida que cresce, Tara interroga-se sobre as escolhas dos seus pais, o futuro que lhe reservam e as perspetivas de vida.
Autodidata, com a ajuda do irmão e de uma avó, é com dezassete anos que entra pela primeira vez numa sala de aulas. Curiosa, interessada e persistente, é admitida, com uma bolsa de estudo, na Brigham Young University.
Depois de um primeiro ano de difícil adaptação a uma vida totalmente nova e diferente, Tara Westover traça um percurso surpreendente. Licencia-se em Cambridge, no Trinity College, em 2008. No ano seguinte, torna-se professora convidada na Universidade de Harvard. Mais tarde, regressa a Cambridge e conclui o seu doutoramento em História, em 2014.
O seu livro Uma Educação foi publicado em 2018 e é um fortíssimo testemunho de como a educação pode transformar-nos e conduzir-nos à liberdade.
* A sugestão de leitura e o Dia Internacional da Mulher...
O Dia Internacional da Mulher comemora-se hoje, dia 8 de março.
Em 1977, as Nações Unidas proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
A data surgiu pela entre o final do séc. XIX e o início do séc. XX na Europa e nos Estados Unidos da América no contexto das lutas por melhores condições de vida e de trabalho das mulheres e pelo seu direito ao voto.
Neste dia é celebrada a importância da mulher na sociedade e reconhecidas as suas conquistas sociais, políticas, económicas e culturais.
O tema do Dia Internacional da Mulher de 2021 é "Mulheres na Liderança: Alcançando um Futuro Igual num Mundo de COVID-19".
BOAS LEITURAS!