David Attenborough, naturalista e apresentador de televisão, nasceu a 8 de maio de 1926, em Isleworth, no Reino Unido.
Formou-se em Ciências Naturais na Universidade de Cambridge, e ingressou na BBC em 1952. Desde o lançamento da sua famosa série televisiva Zoo Quest em 1954, Attenborough visitou os locais mais selvagens do planeta, pesquisou quase todos os aspetos da vida na Terra e transformou-os em múltiplos documentários de divulgação científica. Em 1979 realizou e apresentou a série Vida na Terra, composta por treze episódios. Esta série, revolucionária em termos de complexidade técnica e escala, foi vista em todo o mundo por mais de 500 milhões de espectadores. Muitas outras se seguiram: Planeta Vivo, O Planeta Azul, Vida Selvagem, A Grande Barreira de Coral…
Com o passar das décadas, os programas de Attenborough enfatizaram cada vez mais a questão ecológica.
"Desde que fiz o primeiro programa de televisão, há três vezes mais pessoas no planeta do que antes, e agora estamos a perceber o dano terrível que causamos", disse ele à BBC.
"O que fazemos agora e nos anos seguintes afetará profundamente os próximos milhares de anos” acrescentou.
Detentor de inúmeros prémios e títulos honorários, escreveu diversos livros e contribuiu com a introdução ou prefácios de muitos outros. A sua vasta obra cinematográfica é igualmente uma referência mundial.
A sua carreira representa a voz e a face dos programas sobre história natural nos últimos 57 anos.
Pelo menos 20 espécies e géneros, vivos e extintos, foram nomeados em homenagem a Attenborough.
Sabias que…. Em 24 de setembro, a estrela de 94 anos atingiu o número mágico (1 milhão de seguidores) em pouco mais de quatro horas, após publicar na rede social Instagram pela primeira vez?
O último livro publicado de David Attenborough, Uma Vida no Nosso Planeta, está disponível na tua biblioteca!