terça-feira, 23 de junho de 2020

Zero Desperdício

O movimento Zero Desperdício é uma associação sem fins lucrativos para a recuperação do desperdício, fundado em 2011 por nove cidadãos voluntários. 
O objetivo é a prevenção de produção de lixo em todas as áreas da indústria, comercio e consumo, e a adoção de comportamentos associados à responsabilidade ambiental.

Com certeza já ouviste falar do modelo dos 5R: REPENSAR, RECUSAR, REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR e COMPOSTAR.

A coleção de livros "Zero Desperdício" lançada pelo movimento homónimo, explica às crianças os porquês e as respostas para uma vida mais sustentável, amiga do planeta.

Os 4 livros encontram-se disponíveis online, gratuitamente para leitura e também em formato audiolivro
Todos os livros trazem sugestões de atividades.

Confusão no Corredor dos Enlatados, de José Luís Peixoto e Catarina Bakker

O Tio Desafio, de Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada e Carla Nazareth

A Rita Encolheu. E Agora?, de Marta Hugon e António Jorge Gonçalves

A Vida Difícil de uma Manteigueira, de Isabel Zambujal e Rodrigo Goulão de Sousa

Para aceder Aqui!
                                                      🌍

No próximo ano letivo, quando voltares para a escola, também encontrarás na tua biblioteca escolar alguns livros sobre esta temática tão importante: a proteção da nossa casa comum, o planeta Terra!


Deixamos aqui uma sugestão: "Plasticus Maritimus, uma espécie invasora"
Quando era pequena, a bióloga marinha Ana Pêgo não brincava no quintal, mas quase sempre na praia. Fazia passeios, observava as poças de maré e colecionava fósseis. À medida que foi crescendo, percebeu que os areais acolhiam uma nova espécie invasora: O plástico.
Para melhor alertar para as suas consequências na vida do planeta, Ana decidiu colecionar e dar um nome a esta espécie. Chamou-lhe Plasticus maritimus, e desde então nunca mais lhe deu tréguas, iniciando um projeto de sensibilização para um uso mais sensato dos plásticos.
Inspirado neste projeto, nasceu este livro “Plasticus maritimus, uma espécie invasora” (edição Planeta Tangerina). Uma obra com textos de Isabel Minhós Martins e ilustrações de Bernardo P. Carvalho, com informação sobre a relação entre o plástico e os oceanos. Inclui também um guia para preparar idas à praia, com o objetivo de colecionar e analisar exemplares desta espécie. Objetivo: motivar para a mudança.
Um livro que nos recorda que “a cada hora que passa, mil toneladas de plástico vão parar aos oceanos. O equivalente a um camião cheio de plástico, por minuto!”.

BOAS LEITURAS!